três anos

Aniversário do blog: 3 anos!

Hoje o blog completa seu terceiro ano de vida. Foi um período cheio de mudanças, a começar pelo visual do blog. Em Setembro ele foi totalmente remodelado e ganhou um domínio próprio. A plataforma blogger era bacana e foi muito útil, mas tinha suas limitações. Agora com o wordpress tenho mais flexibilidade para criar conteúdo e disponibilizar arquivos, além de ter melhorado bastante a parte de SEO (Search Engine Optimization), mecanismo responsável por tornar o blog mais visível ao Google. Isso é importante porque não adianta nada ficar escrevendo posts e mais posts se as pessoas não conseguem encontrar o blog, certo? Ainda mais com as novas políticas do facebook

Pois é, gosto de computadores. E essa vivência no “mundo digital” tem me proporcionado algumas experiências muito bacanas. Uma delas foi organizar um questionário online sobre o uso das aves como subsídio para a Educação Ambiental no Brasil. O resultado da pesquisa saiu na última edição da revista Atualidades Ornitológicas. Outro projeto, ainda em andamento, é um software de ensino de anatomia das aves em 3D, em que trabalho como consultora.

Mas… não há nada melhor do que estar offline! Em 2013 passarinhei em Monte Verde (MG), passei um dia no Parque Ibirapuera (SP) e finalmente escrevi sobre uma região que visito com frequência, Nazaré Paulista (SP). Também tive a oportunidade de conhecer o extremo sul do continente, passando pelo Chile (Torres del Paine, Puerto Natales, Isla Magdalena) e Argentina (Laguna Nimez). Em 2013 também passarinhei bastante nos arredores de São Carlos, onde moro. Minha vida profissional virou de cabeça para baixo e observar aves foi, e ainda é, uma verdadeira terapia. Momentos de paz e de reflexão. Tomei decisões importantes com um binóculo na mão.

Como nos outros anos, aí vai uma retrospectiva dos 62 posts e 42 fichas criadas nos últimos 12 meses:

Agradeço todas as visitas, comentários, críticas e sugestões que tenho recebido. Muito obrigado a todos!