BirdNews | Abril 2018

BirdNews | Abril 2018

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

 

BirdNews é um apanhado geral de notícias sobre ornitologia e observação de aves. Estou tentando publicar este resumo sempre no último dia do mês. Quem quiser também pode acompanhar a hashtag #birdnews no Twitter e saber tudo de antemão! De uns tempos pra cá muita gente tem ajudado na tarefa de rastrear e selecionar notícias e quero deixar meus agradecimentos para os colaboradores desta edição: Guto Carvalho e Wilton Fernando. Valeu!

 

No Brasil…

Dia 05 de Maio é Global Big Day! Neste dia observadores de aves de todo o mundo saem para passarinhar e registram suas listas no eBird. No ano passado 6.659 espécies de aves foram registradas em 24 horas, em todo o planeta. O recorde de avistamentos para um único time é de 461 espécies, feito por um grupo de observadores de aves no Equador. Mas mesmo que você não tenha o dia todo disponível, participe! Reserve 10 minutinhos para registrar as aves do seu quintal, da praça ao lado ou da parque de sua cidade… todas as listas são importantes!

[Museu Emílio Goeldi] Coleção de aves do Museu Goeldi é eleita a mais útil do Brasil. Estudo publicado na Revista Brasileira de Ornitologia elegeu a coleção ornitológica do Museu Emílio Goeldi como a mais relevante do país. Em segundo e terceiro lugar estão as coleções do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo e do Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Contagem regressiva para o Avistar Brasil 2018! De 18 a 20 de Maio, no Instituto Butantan, São Paulo – SP.

[(o) eco] A saga da ararinha-azul para voar novamente em liberdade. Um resumo sobre o projeto de conservação da ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) e fatos mais recentes. Em 2017 a população cativa alcançou o número recorde de 152 indivíduos fazendo parte do programa.

[Rota 51] Festival de Aves de Porto Seguro reúne educação e consciência ambiental. A primeira edição do evento foi realizada ente 20 e 22 de Abril, no Centro Histórico de Porto Seguro, BA. Durante o festival foi lançado o guia de bolso Aves da Costa do Descobrimento, que está disponível para download.

 

No mundo…

[ScienceNews] Birds get their internal compass from this newly ID’d eye protein. Estudos recentes realizados com duas espécies de aves – Zebra Finch (Taeniopygia guttata) e European Robin (Erithacus rubecula) – indicam que uma proteína chamada Cry4, encontrada na retina dessas aves, seria responsável por detectar campos magnéticos, facilitando a navegação das aves durante migrações.

European Robin (Erithacus rubecula)

 

[BirdLife] Exploring “African Galapagos” uncovers mysterious rare birds. A ilha de São Tomé, na costa oeste da África, é conhecida como “Galápagos africana” devido ao grande número de endemismos: 17 das 50 espécies de aves  que ocorrem na ilha somente podem ser encontradas lá. Uma expedição organizada pela BirdLife iniciou o estudo da avifauna da ilha, com foco em três espécies criticamente ameaçadas.

[Science] Migration forecasts could help prevent wind turbines and buildings from killing millions of birds. Pesquisadores desenvolveram um sistema que prevê o comportamento migratório de aves noturnas e pode ajudar a prevenir mortes em turbinas eólicas, assim como choques com aeronaves e prédios iluminados. O estudo indica que, em média, 200 milhões de aves encontram-se realizando deslocamentos migratórios a cada noite nos EUA, número que pode ultrapassar os 500 milhões durante picos migratórios.

[The Guardian] Birdpocalypse? Thousands of corellas cause havoc after swooping on Adelaide. Milhares de Corellas (um psitacídeo do gênero Cacatua) estão vivendo em áreas urbanas da região de Adelaide, na Austrália. A espécie, que ocorria somente em uma pequena porção do país, está se espalhando por todo o continente, acompanhando as novas fontes de alimento que surgem com o desenvolvimento da agricultura.

[Science] Peregrine falcons maneuver best when dive-bombing at more than 300 kilometers per hour. Estudo recente publicado no periódico PLoS Computational Biology utilizou simulações em 3D para analisar o voo do falcão-peregrino (Falco peregrinus). Ao contrário do que poderia-se supor, o falcão apresenta melhor capacidade de manobra em velocidades mais altas, superiores a 300 km/h.

[Science Daily] Penguins go through the flow. Pinguins-rei e pinguins-imperadores não constroem ninhos. Isto permite alguma mobilidade dos adultos durante o período de reprodução. Um estudo da movimentação de pinguins-rei em uma colônia, publicado este mês no periódico Journal of Physics D: Applied Physics, indica que eles se deslocam como partículas de um líquido, comportamento que permite que a colônia permaneça unida e protegida de predadores.

[National Geographic] Por dentro do mercado ilegal de amuletos de beija-flor. Conhecidos como “chuparosas”, amuletos mexicanos feitos com beija-flores são vendidos ilegalmente. Investigação nos EUA indica que mais de 20 espécies são utilizadas na confecção dos amuletos.

[O Globo] Uma em cada oito espécies de pássaros está ameaçada de extinção. Os resultados do relatório State of the World’s Birds 2018, publicado pela BirdLife este mês, são alarmantes: 40% das cerca de 11 mil espécies de aves que existem em todo o planeta estão em declínio. 222 espécies foram classificadas em perigo crítico.

[ABC News] Conservationists plan a food drop to save migratory shorebirds from starvation. Poluição excessiva e a previsão de um inverno muito rigoroso colocam em risco aves migratórias que passam pela reserva Yalu Jiang Estuary Wetland National Nature Reserve, na China. Para evitar mortes por falta de alimento, conservacionistas planejam uma grande intervenção: 500 toneladas de moluscos (cultivados especialmente para este fim) serão lançados no estuário para suplementar a alimentação das aves limícolas.

[EurekaAlert!] Skewed sex ratios causes single fathers to bring up the young. Estudo indica que a proporção de machos e fêmeas em uma população pode influenciar o cuidado parental. Em aves do gênero Charadrius, quando há mais machos do que fêmeas (ou vice-e-versa), há mais chances dos casais de separarem e os machos permanecerem cuidando sozinhos da prole. Os resultados do estudo foram publicados este mês no periódico Nature Communications.

[Phys.org] Smooth dance moves confirm new bird-of-paradise species. Pesquisadores análisaram os movimentos de “dança” de aves-do-paraíso e confirmaram a existência de uma nova espécie:  Vogelkop Superb Bird-of-Paradise (Lophorina niedda). O estudo foi publicado este mês no periódico PeerJ.