BirdNews | Agosto 2016

BirdNews | Agosto 2016

O BirdNews é um apanhado geral de notícias sobre ornitologia e observação de aves. Estou tentando publicar este resumo sempre no último dia do mês. Quem quiser também pode me acompanhar no Twitter (@passarinhologa), onde vou compartilhando as notícias conforme tomo conhecimento delas. Soube de alguma matéria ou reportagem que poderia estar aqui? Me avise e ajude a deixar o BirdNews mais completo!

 

No Brasil…

tv-32px[G1] Museu de energia de Salesópolis reúne mais de 80 observadores de aves.  A passarinhada aconteceu em 13 de Agosto, organizada pelo grupo Amigos da Usina. O Museu de Energia de Salesópolis corre o risco de ter suas atividades encerradas e o evento teve como objetivo chamar a atenção da sociedade e de possíveis patrocinadores. Situado em meio a Mata Atlântica, o lugar é lar de quase 300 espécies de aves, entre elas o ameaçado bicudinho-do-brejo-paulista.

livro-32pxLançamento do livro Aves do Acre, por Edson Guilherme. O livro ainda não tem edição impressa, mas o download da versão digital pode ser feito gratuitamente no site da editora Edufac. Veja aqui outros livros sobre aves disponíveis para download.

livro-aves-do-acre-edson-guilherme

calendario-32pxMês que vem acontece a 4ª edição do Festival de Aves de Paraty.  O evento será realizado junto com o encontro de fotógrafos “Paraty em Foco” entre 15 e 17 de Setembro.

internet-32px[G1] Parque consegue reprodução inédita de filhotes de macuco, no Paraná. Até a data da matéria foram registrados dois nascimentos no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu. Espera-se que o número aumente, pois há mais ovos de macuco sendo incubados.

binoculos-32pxUma campanha do Projeto Albatroz aproveitou a onda de Pokémon Go para fazer divulgação científica nas redes sociais. Veja como ficou:

albatroz pokemon

internet-32px[BirdLife] Reintroducing the Black-fronted Piping-guan in Brazil. Matéria sobre o Projeto Jacutinga, responsável pela reintrodução e monitoramento desta ave ameaçada desde 2010. O projeto é uma parceria entre SAVE Brasil e ICMBio.

internet-32px[Diário Catarinense] Pinguins são devolvidos ao mar, em Florianópolis, após reabilitação. Os animais chegaram debilitados ao CETAS do Parque do Rio Vermelho e foram libertados em grupo. Segundo a reportagem, é a primeira vez no Brasil que pinguins receberam microchips ao invés de anilhas.

calendario-32px[ICMBio] Abertas inscrições para curso de anilhamento de aves. O curso de 40 horas será realizado no Parque Nacional de Brasília, entre 17 e 21 de Outubro. Inscrições abertas até dia 23 de Setembro.

 

No mundo…

internet-32px[G1] Cientistas provam que aves conseguem dormir enquanto voam. Estudo realizado com fragatas demonstrou que estas aves conseguem desligar um hemisfério do cérebro (ou até mesmo os dois) durante o voo. Estas sonecas curtas, de cerca de 12 segundos, somam menos de uma hora de descanso por noite. As fragatas voam longas distâncias sobre o oceano, em viagens que podem durar semanas. Os resultados da pesquisa foram publicados este mês no periódico Nature Communications. Veja também uma matéria sobre o assunto publicada na New Scientist.

academia-32px[Agência Fapesp] Agrotóxicos ameaçam colônias de aves da Antártica. Contaminantes orgânicos (entre eles o DDT) foram encontrados no sangue de petréis-gigantes (Macronectes giganteus) na Antártida. A pesquisa foi desenvolvida pela bióloga brasileira Fernanda Imperatrice Colabuono e publicada no periódico científico Environmental Pollution.

tv-32pxAgosto foi mês de estreia do longa “O Ornitólogo“, produção mais recente do diretor português João Pedro Rodrigues. O filme tem inspiração na lenda de Santo Antônio e retrata as aventuras de um ornitólogo solitário que parte em busca de cegonhas-pretas (Ciconia nigra), mas acaba desviando seu percurso por conta dos acontecimentos. O longa foi exibido no Festival de Cinema de Locarno, Suíça.

academia-32px[Science] Video: Zebra finch call prepares their eggs for climate change. A Science produziu uma animação muito bacana para explicar um artigo científico publicado este mês. O estudo foi realizado com o pássaro mandarim, também conhecido como diamante-mandarim ou, em inglês, Zebra Finch (Taeniopygia guttata). Pesquisadores descobriram que este pássaro “conversa” com seus ovos. Filhotes expostos aos chamados típicos dos pais durante a fase final da incubação nasceram com menos peso que filhotes que não foram expostos às vocalizações (grupo controle). A hipótese é que filhotes menores estariam mais adaptados à temperaturas mais altas. A informação sobre a temperatura ambiente seria passada pelos pais durante estas “conversas” com os ovos.

internet-32px[BBC] Rare dodo skeleton to be auctioned in West Sussex. Um esqueleto quase completo de dodô, montado com ossos recolhidos ao longo de várias décadas por um colecionador, será colocado à venda para leilão em Novembro deste ano.

academia-32px[New Scientist] Monster slugs are devouring defenceless baby birds in nests. Pesquisadores descobriram lesmas predando filhotes de pássaros na Europa. As lesmas, que pertencem ao gênero Arion, são espécies invasoras. Um artigo revisando os casos conhecidos foi publicado no periódico Journal of Avian Biology.

 

Faltou alguma notícia importante? Comente aí em baixo!