BirdNews | Agosto 2017

BirdNews | Agosto 2017

BirdNews é um apanhado geral de notícias sobre ornitologia e observação de aves. Estou tentando publicar este resumo sempre no último dia do mês. Quem quiser também pode me acompanhar no Twitter (@passarinhologa), onde vou compartilhando as notícias conforme tomo conhecimento delas. Soube de alguma matéria ou reportagem que poderia estar aqui? Me avise e ajude a deixar o BirdNews mais completo!

 

No Brasil…

binoculos-32px[Agência Minas Gerais] Governo de Minas Gerais realiza a edição piloto da iniciativa #vempassarinharMG. O primeiro #vempassarinharMG aconteceu no Parque Estadual Serra Verde, em Belo Horizonte (MG).

academia-32px

[Pesquisa FAPESP] Podcast: Fábio Raposo do Amaral. Biólogo e professor da Unifesp, Fábio fala sobre a semelhança entre os sons produzidos por jacus e porcos selvagens, assunto que foi tema de uma pesquisa recentemente publicada no Journal of Avian Biology.

internet-32px

[O Globo] Pato-mergulhão se reproduz em cativeiro pela primeira vez no mundo. No início do mês quatro filhotes de pato-mergulhão nasceram no Zooparque Itatiba, maior zoológico particular do Brasil. O pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) encontra-se criticamente ameaçado de extinção e existem menos de 200 indivíduos da espécie.

livro-32px

Lançamento do livro digital Aves da Baía do Araçá e arredores, fruto do trabalho das biólogas Patricia Luciano Mancini e Bianca Santos Matinata e do oceanógrafo Luciano Gomes Fischer.

livro-aves-da-baia-do-araca-e-arredores

 

academia-32px

Entre 08 e 11 de Agosto aconteceu o I Congresso de Ornitologia das Américas, em Puerto Iguazú, Argentina. O livro de resumos do congresso já encontra-se disponível para download.

internet-32px

[Conexão Planeta] As ‘Aves do Terror’ que dominaram as Américas. Artigo com belíssimas ilustrações de aves há muito tempo extintas, entre elas: Paraphysornis brasiliensisKelenken guillermoi Gastornis giganteus.

internet-32px

 [Rock com Ciência] Ornitologia. Este episódio do podcast teve participação do biólogo Rubens Pazza, que falou sobre o campo da Ornitologia e seus desafios.

tv-32px

  [G1] Museu de energia de Salesópolis reúne mais de 80 observadores de aves. O evento teve como objetivo promover a educação ambiental e apoiar o museu, que precisa de novos investimentos.

internet-32px[Aves de Rapina Brasil] Cor da cera e o humor dos caracarás. Mudanças no fluxo sanguíneo da face alteram a cor da cera dos carcarás, indicando seu estado de humor. Esta sinalização pode ser importante na comunicação entre os carcarás, especialmente em interações agonísticas (brigas).

binoculos-32px[Horizonte Sustentável] Verdinhos alados nos céus de São Paulo. Ótima entrevista com a bióloga Raquel Colombo Oliveira, que fala sobre os periquitos, maritacas e outros psitacídeos que habitam a cidade de São Paulo.

binoculos-32px[O Tempo] Rei dos pássaros escolheu Belo Horizonte para morar. Douglas Trent, americano que fundou uma das primeiras agências de turismo ecológico no Brasil, fala sobre os melhores lugares para passarinhar em Minas Gerais.

 

No mundo…

academia-32px[New Scientist] Penguin tail feathers reveal secrets of where they swim for food. Pesquisa inspirada em técnicas forenses permite rastrear os locais de alimentação de pinguins ao analisar isótopos de suas penas. Associando esta nova técnica com dados de pinguins rastreados por transmissores, é possível aumentar o número amostral de aves em pesquisas e assim obter dados mais confiáveis. O artigo foi publicado no periódico Biology Letters.

internet-32px

[Forbes] Why do wild parrots eat dirt in the Amazon? Por que alguns psitacídeos comem argila? O artigo discute duas das principais hipóteses: neutralizar toxinas presentes em alguns tipos de alimento e obter nutrientes raros.

academia-32px

[University of Exeter] How camouflaged birds decide where to blend in. Estudo demonstrou que aves que dependem de sua camuflagem, como os bacuraus e curiangos, podem escolher os melhores lugares para se esconder com base na aparência individual. O estudo foi realizado na Zâmbia e publicado recentemente no periódico Nature Ecology and Evolution.

academia-32px[TechXplore] Engineer looks to owl wings for bio-inspired ideas for quieter aircraft, wind turbines. Engenheiros buscam inspiração em corujas para criar aeronaves mais silenciosas. Uma equipe de pesquisa da Universidade de Iowa (EUA) está escaneando asas de corujas, ave que voa quase completamente em silêncio, para estudar suas particularidades em simulações de computador.

internet-32px[BBC] Chile rejects iron mine to protect penguins. O governo chileno rejeitou um projeto de mineração de ferro avaliado em bilhões de dólares porque isso prejudicaria várias espécies, entre elas os ameaçados pinguins-de-humboldt (Spheniscus humboldti).

academia-32px[Phys.org] Reed warblers have a sense for magnetic declination. A dificuldade em determinar a posição leste-oeste (longitude) foi um grande desafio para os primeiros navegadores, antes do surgimento da tecnologia GPS. Pesquisa recente demonstrou que aves migratórias podem utilizar a declinação magnética para resolver o problema da longitude, auxiliando na orientação. O estudo foi feito com Reed Warblers (Acrocephalus scirpaceus) e publicado no periódico Current Biology.

academia-32px[UOL Notícias] Cientistas começam a desvendar segredos do dodô, pássaro extinto há 3 séculos. Análise recente de amostras de ossos sugere que os ovos eram chocados por volta do mês de Agosto, e que os filhotes atingiam rapidamente o tamanho adulto.