BirdNews | Janeiro 2016

BirdNews | Janeiro 2016

Uma breve síntese do que foi notícia no mundo da ornitologia e da observação de aves em Janeiro de 2016.

 

No Brasil…

academia-32pxA primeira notícia do ano chegou nas últimas horas de 2015: nova lista CBRO das aves do Brasil, publicada na Revista Brasileira de Ornitologia. Trouxe muitas mudanças de nomes comuns e nomes científicos. A nova lista contempla o total de 1919 espécies.

tv-32px[Globo] A centenária fábrica de instrumento de madeira que imita o ‘pio’ dos pássaros. Matéria do programa Pequenas Empresas e Grandes Negócios sobre a famosa fábrica de pios “Maurílio Coelho”, fundada em 1903 em Cachoeiro de Itapemirim (ES).

academia-32px[(o)eco] Passarinho com malária perde o lugar na fila. Matéria sobre estudo comportamental do uirapuru-de-coroa-azul (Lepidothrix coronata), realizado por pesquisadores do Inpa.

binoculos-32px[Diário Oficial do Estado de São Paulo]  Lei nº 16.108, de 13 de Janeiro de 2016, institui o “Dia Estadual de Observação de Aves”, a ser comemorado, anualmente, no quarto domingo de outubro.

internet-32px[Conexão Planeta] O predador invisível que ameaça a vida de milhares de aves. Texto sobre os perigos das janelas de vidro, dicas de como tornar sua janela mais segura para as aves e divulgação do Programa Nacional de Monitoramento de Colisões de Aves em Janelas.

 

No mundo…

academia-32px[IBIS – International Journal of Avian Science] Trade and habitat change virtually eliminate the Grey Parrot Psittacus erithacus from Ghana. O estudo revela que Gana perdeu entre 90 e 99% de sua população de papagaios-cinzentos (Psittacus erithacus) desde 1992.

academia-32px[ScienceDaily] New species of bird discovered in India, China by international team of scientists. Um time internacional de cientistas descobriu uma nova espécie de ave. Ela foi batizada de Himalayan Forest Thrush (Zoothera salimalii) e pode ser encontrada no nordeste da Índia e em parte da China. O Himalayan Forest Thrush, que pertence à família dos sabiás, é a quarta nova espécie de ave descrita na Índia desde 1947, ano em que o país tornou-se independente.

Zoothera salimalii

Himalayan Forest Thrush (Zoothera salimalii) Foto: Craig Brelsford (www.shanghaibirding.com)

binoculos-32px[eBird] Citizen Science Reveals Annual Bird Migrations Across Continents. Um belo exemplo do que é possível fazer com ciência cidadã: dados coletados por usuários do eBird em todo o continente americano permitiram a construção da animação abaixo. Este é o resultado de um estudo que compara as rotas de migração utilizadas por 118 espécies de aves.

Animação criada pelo Cornell Lab of Ornithology, utilizando dados do eBird

academia-32px[FoxNews]  Scientists discover five extinct species of bird. Descoberta de cinco espécies de aves, hoje extintas, nos arquipélagos da Madeira e dos Açores. As aves pertenciam à família das saracuras e eram incapazes de voar. Provavelmente desapareceram após a chegada do homem às ilhas, que trouxe consigo predadores como ratos e gatos.

academia-32px[The Guardian] Birds stop migrating as rubbish dumps provide winter feeding grounds. Estudo realizado por pesquisadores alemães revela que muitas cegonhas estão abandonando suas rotas originais de migração para passar o inverno em lixões. Nesses locais as aves encontram grande quantidade de alimento fácil. As consequências desta mudança de comportamento ainda são difíceis de mensurar. Além do risco eminente de contaminação das aves com substâncias tóxicas, os pesquisadores alertam que a mudança pode trazer efeitos inesperados ao ecossistema.

 

Faltou alguma notícia importante? Comente aí em baixo!