BirdNews | Janeiro 2017

BirdNews | Janeiro 2017

O BirdNews é um apanhado geral de notícias sobre ornitologia e observação de aves. Estou tentando publicar este resumo sempre no último dia do mês. Quem quiser também pode me acompanhar no Twitter (@passarinhologa), onde vou compartilhando as notícias conforme tomo conhecimento delas. Soube de alguma matéria ou reportagem que poderia estar aqui? Me avise e ajude a deixar o BirdNews mais completo!

 

No Brasil…

academia-32px[Pesquisa Fapesp] A gaiola que salva. Matéria sobre o projeto de reprodução do ameaçadíssimo mutum-do-alagoas (Pauxi mitu), ave brasileira que encontra-se extinta na natureza. Restando poucos exemplares em cativeiro, pesquisadores apostam em estudos genéticos para poder diferenciar aves “puras” de aves híbridas.

internet-32px[G1] Enfermeiro ‘suspende’ passeios para preservar ninho de beija-flor em carro. Uma beija-flor-tesoura escolheu o para-choque de um Ford F-F5 para construir seu ninho. Um fato interessante foi que, além dos líquens geralmente utilizados na construção de ninhos de beija-flor, a fêmea também usou lascas de tinta, retiradas das paredes ao redor.

tv-32px[R7] Série JR: expedição atravessa matas e rios para salvar pato-mergulhão de extinção. Reportagem sobre o projeto de reprodução em cativeiro do pato-mergulhão (Mergus octosetaceus), realizado no Zooparque Itatiba – SP.

internet-32px[Conexão Planeta] Impeça que as aves marinhas sintam o “sabor” do plástico. Assine a petição! Uma simples alteração no design das tampinhas das garrafas plásticas pode impedir que elas, ao boiarem livres na água, sejam ingeridas por aves marinhas. A petição, que será entregue à Câmara dos Deputados, está disponível no site Avaaz.org.

tv-32px[G1] Pesquisadores protegem aves ameaçadas de extinção. Reportagem sobre os projetos de reprodução de aves ameaçadas do Parque das Aves, em Foz do Iguaçu – PR. Entre as espécies incluídas nos projetos estão o papagaio-de-cara-roxa, o macuco e a harpia.

internet-32px[BBC] Ladrão internacional de ovos raros está foragido depois de ter prisão decretada no Brasil. O irlandês Jeffrey Lendrum foi condenado por transportar ovos de falcão-peregrino sem autorização.

academia-32px[Papo de Primata] Dinossauros e a origem dos bicos das aves. Texto no blog Papo de Primata sobre alguns fósseis descobertos recentemente que fornecem novas evidências sobre a evolução das aves.

tv-32px[R7] Série JR: onda de mortes misteriosas ameaça espécie de arara-azul. Reportagem sobre o trabalho primoroso do Instituto Arara-Azul na preservação das araras na cidade de Campo Grande e no Pantanal.

binoculos-32px[Aves de Rapina Brasil] Uso do flash e lanternas potentes prejudicam a visão das corujas? Dicas para  não perturbar as aves durante as corujadas.

internet-32pxCientirinhas #53  por Quadrinhorama via Dragões de Garagem (tem até versão em inglês!):

cientirinha 53 - migração das tesourinhas

binoculos-32px[O Garoçá] Wikiaves: Conheça as 64 espécies de aves registradas uma única vez em Peruíbe/SP. Matéria sobre a observação de aves em Peruíbe (SP) e seus desafios.

internet-32px[Conexão Planeta] Projeto Papagaio-Verdadeiro, na luta contra o tráfico de animais silvestres. Saiba mais sobre o Projeto Papagaio-Verdadeiro, criado em 1997 pela ecóloga Gláucia Helena Fernandes Seixas.

internet-32pxTem blog novo na área! Conheça o Caliologia Brasilica, criado pelo biólogo Marco Aurélio Crozariol (lá ele explica a origem do nome do blog)

binoculos-32px[Aves & Árvores] Entrevista com Henrique Rajão. O ornitólogo é um dos autores do livro Aves do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e na entrevista conta a história do passeio mensal para observação de aves no local, que vai completar 15 anos em Fevereiro.

 

No mundo…

livro-32px[Forbes] The 12 best books about birds and birding in 2016. Seleção de livros sobre aves e birdwatching feita pela GrrlScientist. Entre eles, o livro de divulgação científica “The most perfect thing – Inside (and outside) a bird’s egg“, que já tem resenha aqui no blog.

livros sobre aves e birdwatching

binoculos-32px[BirdLife International] This man has just broken the record for most bird species seen in a year. Entrevista com o holandês Arjan Dwarshuis, que acaba de estabelecer um novo recorde de observação de aves: 6.833 espécies avistadas ao longo de um ano! Para completar a façanha, Arjan visitou 40 países em 2016.

academia-32px[O Globo] Pássaro voa 13 mil quilômetros para acasalar com várias fêmeas. Pesquisadores estudaram o comportamento reprodutivo do maçarico-de-colete (Calidris melanotos) no Alasca e observaram machos que se deslocaram por mais de 13 mil quilômetros em busca de diferentes locais de reprodução. Alguns machos visitaram até 24 locais de reprodução em uma única temporada. O artigo científico foi publicado este mês na Nature.

internet-32px[BirdLife International] A new hope for the Blue-throated Macaw. Penas de araras estão sendo substituídas por penas artificiais em celebrações tradicionais na Bolívia. Veja no vídeo abaixo o projeto promovido pela Associação Armonía:

academia-32px[Science] Can escaped pets rescue endangered species? Pesquisadores sugerem que populações de animais exóticos introduzidos sejam utilizadas para repor populações naturais em casos de declínio. Por exemplo, a cacatua-de-crista-amarela, psitacídeo endêmico da Austrália, encontra-se ameaçada em seu local de origem. Mas a espécie é muito comum em outros lugares do mundo, onde foi introduzida acidentalmente pelo homem e causa prejuízos para a fauna local.

academia-32px[Brasil das Aves] Estudo mapeia aves não-nativas em todo o mundo. Estudo recentemente publicado na Plos Biology mapeou os casos de introdução de aves exóticas nos últimos 500 anos. Entre 1983 e 2000 ocorreram mais casos do que nos 403 anos anteriores.

 

Faltou alguma notícia importante? Comente aí embaixo!