BirdNews | Janeiro 2018

BirdNews | Janeiro 2018

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

BirdNews é um apanhado geral de notícias sobre ornitologia e observação de aves. Estou tentando publicar este resumo sempre no último dia do mês. Quem quiser também pode me acompanhar no Twitter (@passarinhologa), onde vou compartilhando as notícias conforme tomo conhecimento delas. Soube de alguma matéria ou reportagem que poderia estar aqui? Me avise e ajude a deixar o BirdNews mais completo!

No Brasil…

[(o) eco] Aracuã do Pinto, uma ave que sobreviveu ao agro e o hidro. Ortalis remota ganhou status de espécie recentemente (link para o artigo científico). Descrita em 1960 por Olivério Pinto, era considerada subespécie do aracuã-pintado (Ortalis guttata). Aparentemente endêmica do estado de São Paulo, a ave é ameaçada pelo desmatamento provocado pela agricultura e a construção de hidrelétricas. Este mês a SAVE Brasil realizou uma expedição para iniciar a coleta de dados que permitirá estimar a população da espécie.

[Estadão] Tráfico de aves silvestres gera multa milionária no interior de SP. Ações contra o tráfico de aves silvestres geraram multas que somam mais de um milhão de reais no interior de São Paulo.

[(o) eco] Papagaio-de-cara-roxa está fora da lista vermelha da IUCN. O papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis), espécie endêmica do Brasil, passou da categoria “vulnerável” para “quase-ameaçada” de extinção na Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas da IUCN.

[Avistar] Participe da segunda fase do treinamento Merlin Brasil e colabore com a criação dessa poderosa ferramenta de identificação de aves, usando Inteligência Artificial.

Participe da segunda fase do treinamento Merlin Brasil e colabore com a criação dessa poderosa ferramenta de identificação de aves, usando Inteligência Artificial. São milhares de fotos que precisam ser processadas, traçando um box para indicar onde estão as aves nas fotografias selecionadas. Simples e divertido. Veja todos os detalhes aqui:http://avistarbrasil.com.br/av18/index.php/merlin-treinamentoou vá direto para o treinamento aqui:https://merlinvision.macaulaylibrary.org/ml-mediaannotation-editor/about

Posted by Guto Carvalho on Thursday, January 25, 2018

 

Publicado recentemente, o livro “Caatinga” reúne dados científicos do bioma, com foco em estudos ecológicos. A avifauna ganha destaque no capítulo The Avifauna of the Caatinga: Biogeography, Ecology, and Conservation, de autoria dos biólogos Helder Farias Pereira de Araujo & José Maria Cardoso da Silva.

Está disponível no Wikiaves a vocalização da rolinha-do-planalto (Columbina cyanopis), espécie endêmica do Cerrado que foi redescoberta em 2015. Extremamente ameaçada, a rolinha-do-planalto é foco de um projeto da SAVE Brasil que, este mês, intermediou a compra de 1466 acres para a criação de uma área de proteção permanente para a espécie.

Lançamento do livro “Corujas do Brasil”, que contempla as 22 espécies de corujas que podem ser encontradas no país. Textos de Gloria Castiglioni, Luiz Pedreira Gonzaga e Norton Santos. Fotos de Jefferson Silva, Luiz Ribenboim, Norton Santos e amigos.

Corujas do Brasil - livro

[Nexo] O que é ciência cidadã. E como ela contribui para a preservação de espécies. Matéria sobre a ciência cidadã no Brasil, com destaque para o papel das plataformas Táxeus, Biofaces, eBird e Wikiaves.

 

No mundo…

[AAAS] Genes influence birds’ response to climate change. Algumas populações de Yellow Warbler (Setophaga petechia) parecem estar mais equipadas para se adaptar às mudanças climáticas do que outras, de acordo com um estudo publicado este mês na Science. Genes associados ao comportamento exploratório e migratório podem ter grande importância neste processo.

[Phys.org] Noise pollution causes chronic stress in birds, with health consequences for young. Em um estudo recente, pesquisadores avaliaram que aves que nidificam em locais com grande poluição sonora apresentam sintomas semelhantes aos das pessoas que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático. Veja mais no artigo publicado no periódico científico PNAS.

[BBC] As ‘aves incendiárias’ que usam o fogo para facilitar a caça. Pesquisadores da Austrália estudaram três aves de rapina que espalham incêndios como estratégia para facilitar a caça. Resultados do estudo foram publicados no Jornal of Ethnobiology.

[Science] Light pollution may promote the spread of West Nile virus. Estudo realizado com pardais infectados com o vírus da Febre do Nilo Ocidental demonstrou que aves expostas à luz durante a noite podem transmitir a doença (através de picadas de mosquitos) por um período de tempo mais longo do que aves que dormem no escuro. Desta maneira, os pesquisadores acreditam que possa haver maior transmissão da doença em áreas urbanas, devido à iluminação noturna. Aves silvestres são os hospedeiros naturais do vírus, que acidentalmente pode infectar humanos e outros mamíferos.

[Anthropocene] With invasives on the menu, an endangered bird thrives. Gaviões-caramujeiros (Rostrhamus sociabilis) habitantes da Flórida (EUA) estavam em apuros: quando agricultores começaram a desviar água dos pântanos para suas plantações, os caramujos que serviam de alimento para os gaviões começaram a escassear. Ao mesmo tempo, outra espécie de caramujo, nativa da América do Sul, começou a invadir a região. Muito grandes, os caramujos exóticos não eram consumidos pelos gaviões, a princípio. Mas uma rápida mudança morfológica ocorreu e hoje os gaviões-caramujeiros da região são 10% maiores, o que permitiu a mudança na dieta e sua sobrevivência. O artigo foi publicado recentemente no periódico científico Nature Ecology & Evolution.

[eBird] Annual eBird update brings GBIF to almost one billion records. A atualização anual do eBird para o Global Biodiversity Information Facility (GBIF) adicionou mais de 85 milhões de registros à plataforma, de modo que o número total de registros disponíveis no GBIF ultrapassou um bilhão. Estes dados são abertos e podem ser baixados gratuitamente.

[The Conversation] Super-black feathers can absorb virtually every photon of light that hits them. Em artigo recente no periódico Nature, pesquisadores descreveram a estrutura microscópica das penas pretas de aves do paraíso. Imagens de microscopia eletrônica revelaram que estruturas nas bárbulas permitem a absorção de até 99,95% da luz, dando às aves do paraíso um tom superpreto que somente é superado pelo material (sintético) mais escuro que existe, o Vantablack (que absorve 99,96% da luz).

[4vultures.org] Why do foraging Spanish vultures stop at the border with Portugal? Because of different sanitary policies! Pesquisadores descobriram que urubus que vivem na Espanha raramente ultrapassam a fronteira com Portugal, embora não exista nenhum tipo de barreira física. O limite político acabou tornando-se uma barreira ecológica por causa das diferentes políticas públicas de saneamento. Na Espanha, carcaças de gado podem ser deixadas no campo, enquanto em Portugal estas carcaças devem ser recolhidas. O estudo foi publicado no periódico Biological Conservation.

[Audubon] Birds are helping to plant an entire lost landscape in Olympic National Park. Após a demolição de uma grande hidrelétrica nos EUA, aves demonstraram ser um agente fundamental na restauração florestal, ao dispersar sementes de cerca de 59%  das árvores nativas (mais informações neste artigo de 2013).

[Cornell Lab of Ornitholoy] When 136 bird species show up at a feeder, which one wins? Pesquisa realizada com o auxílio de centenas de observadores de aves através do projeto FeederWatch permitiu estudar a hierarquia de dominância de 136 espécies de aves que frequentam comedouros na América do Norte. O estudo completo encontra-se publicado no periódico científico Behavioral Ecology.

[The New York Times] Using the Airbnb model to protect the environment. O artigo discute a substituição do modelo de compra de terras para garantir a preservação de espécies por um modelo de “aluguel”, ao estilo Airbnb. O programa de conservação BirdReturns, na Califórnia, é citado como um exemplo já viável: produtores de arroz são pagos para manter seus campos inundados durante os períodos em que estas áreas são visitadas por aves migratórias, que dependem destes locais de parada para sobreviver.

[La Nacion] Jardín Botánico: los gatos se fueron y llegaron nuevas especies de pájaros. Em 2006 cerca de 500 gatos viviam no Jardim Botânico de Buenos Aires, Argentina. De lá para cá, um programa de adoção e castração reduziu a população felina para apenas 13 animais. Resultado: mais espécies de aves tem sido observadas no local, o que chamou a atenção dos observadores de aves da cidade.

[Science] Bird poop brings 3.8 million metric tons of nitrogen out of the sea each year. Estudo indica que aves marinhas são responsáveis por retirar 3,8 milhões de toneladas de nitrogênio dos oceanos todos os anos, sendo de extrema importância para a ciclagem do elemento em todo o planeta. Os resultados do estudo, que também avaliou a ciclagem de fósforo, foram publicados este mês na revista científica Nature Communications.