birdnews julho

BirdNews | Julho 2017

O BirdNews é um apanhado geral de notícias sobre ornitologia e observação de aves. Estou tentando publicar este resumo sempre no último dia do mês. Quem quiser também pode me acompanhar no Twitter (@passarinhologa), onde vou compartilhando as notícias conforme tomo conhecimento delas. Soube de alguma matéria ou reportagem que poderia estar aqui? Me avise e ajude a deixar o BirdNews mais completo!

 

No Brasil…

tv-32px[G1] Tecnologia ajuda na preservação da arara azul, espécie tipicamente brasileira. Câmeras nos ninhos, exames de sangue sofisticados e ninhos artificiais são algumas das estratégias de preservação do Instituto Arara Azul.

calendario-32pxPra marcar na agenda: o 1º Encontro Ornithos de Observadores de Aves acontecerá entre 12 e 15 de Outubro, em Antonina (PR).

internet-32px[ICMBio] Cemave abre consulta sobre aves limícolas. Espécies vivem em ambientes aquáticos, sendo que a maioria é migratória. Trabalho faz parte do segundo ciclo de avaliação do estado de conservação das aves brasileiras. A consulta está aberta até 31 de agosto.

binoculos-32px2º Censo Brasileiro de Observação de Aves – Destinos! Você tem um hotel ou pousada que recebe birdwatchers? Participe!

academia-32px[Revista Fapesp] Afinidade entre ave e porco. Estudo demonstrou que aves do gênero Neomorphus imitam o som produzido por porcos-do-mato. As aves seguem grupos de catetos e queixadas para se alimentar dos invertebrados que estes mamíferos espantam ao passar pela vegetação, mas o motivo da semelhança acústica ainda é desconhecido. Os resultados da pesquisa foram publicados recentemente no periódico científico Journal of Avian Biology.

internet-32px[o (eco)] População do papagaio-de-cara-roxa se mantém estável. Além da equipe do Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa, mais de 50 voluntários participaram da última edição do censo. Em 2014 a espécie saiu da lista de aves ameaçadas no Brasil e sua população tem se mantido estável.

binoculos-32px[Turismo e Inovação] Nova tendência do turismo: observação de aves. Uma tendência turística que promete gerar descobertas aos viajantes e oportunidades para quem souber aproveitar o mote.

binoculos-32px[Projeto Criança e Natureza / Instituto Alana] Um passarinho me contou… que tem natureza voando! Biólogo e educador explica por que observar aves desperta o interesse pela natureza e ajuda crianças buscarem o céu aberto.

internet-32px[Revista Uru] Taocas: As incríveis formigas correição. Artigo lindamente ilustrado sobre as aves seguidoras de correições de formigas.

binoculos-32px[Huffpost Brasil] Por que a observação de aves é importante para a conservação de parques. Entrevista com Pedro Develey, diretor de conservação da SAVE Brasil.

tv-32px[G1] Série com três reportagens especiais sobre observação de aves no Globo Natureza:

  • Observação de aves salva espécies e movimenta bilhões pelo mundo
  • Costa Rica, antiga ‘campeã’ em desmatamento, recebe passarinheiros do mundo inteiro para observar aves
  • Porto Seguro abriga 362 espécies das quase 2 mil espécies de pássaros brasileiras

 

No mundo…

internet-32px[Open Culture] Google uses artificial intelligence to map thousands of bird sounds into an interactive visualization. Uma equipe de engenheiros de computação e ornitólogos criou um mapa visual da vocalização de centenas de espécies de aves, agrupadas de acordo com o tipo de som que produzem. A plataforma Bird Sounds é experimental e utiliza inteligência artificial para ordenar as vocalizações.

binoculos-32px[The Economist] Colombia’s future involves fewer terrorists and more ecotourists. O governo da Colômbia está adotando uma estratégia de promoção do turismo de observação de aves que inclui a abertura de trilhas, a construção de torres de observação, o levantamento das espécies de aves e o treinamento de guias.

internet-32px[Audubon] How genetically modified mice could one day save island birds. CRISPR, uma nova tecnologia de edição de genes, tem o potencial de ajudar no combate à espécies invasoras, como ratos e camundongos.

binoculos-32px[e-Bird] As listas ilustradas do eBird chegaram! O recurso, disponibilizado este mês, permite visualizar listas regionais com fotos selecionadas da Macaulay Library.

academia-32px[Estadão] Corvos sabem fazer planos como humanos e macacos. O estudo foi publicado este mês na Science.

binoculos-32px[The Telegraph] Birdwatching has been my lifetime’s passion. How do I pass it on to my children? As tentativas, muitas vezes frustradas, de um pai que quer mostrar para os filhos o prazer de observar aves.

fotografia-32pxVeja as belas fotos vencedoras do Audubon Photography Awards 2017!

academia-32px[New Scientist] Fake duck test shows drones and AI beat humans at bird census. Estudo realizado com mais de mil patos de plástico demonstrou a eficácia do uso de imagens feitas por drones na realização de censos.

academia-32px[Audubon] Even a little bit of oil can wreck a bird’s ability to fly, new study shows. Maçaricos com menos de 20% das penas sujas de óleo apresentam dificuldade para voar, o que pode representar grande prejuízos durante as migrações.

academia-32px[Science Daily] Molting feathers may help birds deal with environmental contaminants. A troca de penas pode ajudar as aves a eliminar substâncias contaminantes, como o mercúrio. O estudo foi publicado este mês no periódico científico Environmental Toxicology and Chemistry.