BirdNews | Julho 2018

BirdNews | Julho 2018

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

 

BirdNews é um apanhado geral de notícias sobre ornitologia e observação de aves. Estou tentando publicar este resumo sempre no último dia do mês. Quem quiser também pode acompanhar a hashtag #birdnews no Twitter e saber tudo de antemão! De uns tempos pra cá muita gente tem ajudado na tarefa de rastrear e selecionar notícias e quero deixar meus agradecimentos para os colaboradores desta edição: Guto Carvalho e o pessoal do GOA Voando Livre. Valeu!

 

No Brasil…

[Cornell Lab of Ornithology] Soldadinho-do-araripe, o guardião das nascentes. Da descoberta da espécie há 20 anos até hoje, a matéria mostra como o pequeno soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni) se tornou uma espécie bandeira, símbolo da importância da preservação de seu habitat.

[(o) eco] Policiais prendem suspeitos de tráfico de pássaros silvestres no Paraná. Operação “Canário Pistola” prendeu dez pessoas suspeitas de envolvimento com tráfico de animais silvestres no interior do estado. Os policiais resgataram 98 aves.

[Conexão Planeta] Seu Modesto: o fazendeiro que recuperou o lar das araras-vermelhas no Mato Grosso do Sul. A história do Buraco das Araras, que já foi um grande lixão.

Lançado mini-guia online da avifauna de Fernando de Noronha, criado pelo Projeto Aves de Noronha.

Mini-guia das aves de Noronha

[(o) eco] O Inverno dos Albatrozes, Pardelas e Petréis. Fabio Olmos fala sobre as aves da ordem Procellariiformes,  altamente adaptadas para a vida em alto mar. Das 140 espécies de Procellariiformes, 64 estão globalmente ameaçadas.

[Folha de S. Paulo] Cresce a população de papagaios-de-cara-roxa, mas risco em SP persiste. Censo de 2018 indica crescimento populacional da espécie (Amazona brasiliensis), que passou de vulnerável para quase ameaçada.

[(o) eco] Especialistas defendem uso de equipamento para proteger aves durante a pesca. Equipamento testado pelo Projeto Albatroz protege anzol e isca até que atinjam a profundidade de 10 metros. Desta maneira, o hookpod evita que aves marinhas sejam capturadas acidentalmente durante atividades de pesca.

[Época] A dura vida do beija-flor: aparência frágil e delicada esconde espécie agressiva e egoísta. A matéria aborda curiosidades sobre os beija-flores e o recente lançamento do livro Beija-flores do Brasil, dos autores Luis Fábio Silveira & Eduardo Brettas.

[Folha do Nordeste] Projeto Charão realiza monitoramento de inverno das aves da Floresta Nacional. Uma equipe do Projeto Charão encontra-se em atividades de monitoramento na Floresta Nacional de Passo Fundo, em Mato Castelhano – RS. Este trabalho já é realizado há 19 anos.

[G1] Em Florianópolis, 108 pinguins são encontrados mortos; biólogos analisam causa. Suspeita-se que as aves ficaram presas em redes de pesca.

[BirdLife International] Back from the dead? The story of the Blue-eyed Ground-Dove. Artigo da BirdLife sobre o redescobrimento e o projeto de conservação da rolinha-do-planalto (Columbina cyanopis).

[ICMBio] Brasil sedia encontro sobre aves migratórias. Especialistas de mais de 13 países se reuniram em Florianópolis para discutir estratégias e ações para a conservação das espécies.

[Canadian Science Publishing] Unravelling the mystery of where Common Nighthawks fly. Pesquisadores canadenses rastrearam 6 bacurais-norte-americanos (Chordeiles minor) deste o norte do Canadá até a região central do Brasil, onde as aves passam o inverno. A rota de migração da espécie, que voa mais de 20 mil quilômetros por ano, foi publicada no periódico científico Canadian Journal of Zoology.

Rota migratória do bacurau-norte-americano

[American Bird Conservancy] Search for feathered treasure is on in Brazil’s songbird forest. O entufado-baiano (Merulaxis stresemanni) ocorre apenas na divisa entre Bahia e Minas Gerais. Com uma população extremamente reduzida (possivelmente menos de 15 aves), pesquisadores se apressam para estudar a espécie e realizar um novo censo.

 

No mundo…

[UOL Notícias] Sistema imunológico mais fraco é ruim? Não para algumas aves. Estudo filogenético com mais de 1.300 espécies de pássaros indica que espécies migratórias têm um sistema imune mais fraco que espécies que não migram. Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico Nature Ecology & Evolution.

[BirdGuides] France’s only flamingo colony disturbed by famous filmmaker. Cineasta é acusado por associação conservacionista pelos danos causados à única colônia de flamingos (Phoenicopterus roseus) que há na França. A equipe do cineasta teria afugentado as aves com o objetivo de filmá-las em voo. Os flamingos estavam em período reprodutivo e cerca de 500 dos 4.500 casais da colônia abandonaram os ovos após o incidente.

[Audubon] The 2018 Audubon photography awards winners. A Audubon apresenta os vencedores de seu concurso anual de fotografia de aves, que nesta edição recebeu mais de 8.000 fotos para avaliação.

[(o) eco] Monitoramento de cegonha resulta em conta de telefone exorbitante. Uma cegonha rastreada por GPS desapareceu na África e alguns meses depois a organização que realizava o estudo, a polonesa EcoLogic, recebeu uma conta telefônica de mais de 2.700 dólares. Explicação: alguém encontrou a cegonha, removeu o chip de celular que permitia o funcionamento do GPS e começou a utilizá-lo em seu próprio telefone.

Cegonha-branca (Ciconia ciconia)

[South China Morning Post] The Chinese diners eating a rare songbird into extinction, and the conservationists fighting to save the yellow-breasted bunting. Um pequeno pássaro amarelo (Emberiza aureola) é considerado uma iguaria em restaurantes no sul da China. A captura e comércio ilegal da ave estão causando um rápido declínio populacional, e a espécie agora é classificada como criticamente ameaçada.

[BBC] Os filhotes de pássaros que estão morrendo de fome com estômagos cheios de plástico. Em uma ilha remota localizada entre a Austrália e a Nova Zelândia, filhotes de aves marinhas estão sendo alimentados acidentalmente com plástico por seus pais. Biólogos lutam para reverter a situação e salvar as aves. O vídeo que acompanha a matéria tem imagens perturbadoras.

[Phys.org] Insectivorous birds consume annually as much energy as the city of New York. Estima-se que todas as aves insetívoras do mundo (representadas por mais de 6 mil espécies) consomem entre 400 e 500 milhões de toneladas de insetos por ano. Este consumo é comparável ao consumo de carne e peixes pelos humanos. A pesquisa foi publicada recentemente no periódico The Science of Nature.

[Phys.org] LED lights reduce seabird death toll from fishing by 85 percent, research shows. Estudo demonstrou que redes de pesca iluminadas com leds podem reduzir capturas acidentais de aves marinhas em 85%. Os resultados da pesquisa foram publicados este mês no periódico Royal Society Open Science.

[Audubon] ‘Let’s go birding together’ creates a dedicated space for LGBTQ bird lovers. A Audubon está promovendo passarinhadas mais receptivas à comunidade LGBTQ. A ideia é promover encontros onde as pessoas possam ser elas mesmas sem medo de julgamentos.

[ABC News] Parrots exploit quantum physics to produce their colourful feathers. Penas de papagaio amarelas e vermelhas aparentemente contêm o mesmo pigmento, porém as moléculas do pigmento estão arranjadas de maneira diferente. As cores poderiam ser explicadas por princípios de física quântica.

[Wired] Rats! Coral reefs aren’t getting the bird poop they need. Estudo realizado no arquipélago de Chagos, no oceano Índico, demonstra o impacto generalizado de espécies invasoras. Ratos estão dizimando as populações de aves marinhas, sem as quais não há fertilizante natural (guano rico em nitrogênio) para sustentar os corais.

[NZ Herald] Our lost giant: reconstructing the fearsome Haast’s eagle. Equipe de cientistas estuda o método de forrageio da águia-de-haast a partir de fósseis, numa tentativa de compreender melhor os fatores que levaram à sua extinção. A águia-de-haast foi provavelmente a maior ave de rapina que já existiu, e se alimentava do também extinto moa, na Nova Zelândia.

[Yale Environment 360] After a 400-year absence, a rare ibis returns to European skiesGeronticus eremita é uma ibis cuja população atual é inferior a mil aves. Um grupo alemão está reintroduzindo esta espécie na Europa, onde ela já existiu mas hoje está extinta. O maior desafio é ensinar as rotas de migração para as aves, o que esta sendo feito com o auxílio de aviões ultraleves.

[Hakai Magazine] Seabirds are pooping out plastic. Pesquisadores analisaram o sistema digestório de Fulmarus glacialis e quase todas as aves do estudo tinham fragmentos plásticos no estômago, assim como microplásticos presentes nas fezes. Acredita-se que as aves marinhas podem estar transportando partículas de plástico do oceano para o litoral. O estudo foi publicado no periódico Science of the Total Environment.

[Phys.org] World’s biggest king penguin colony shrinks 90 percent. Nos últimos 30 anos a maior colônia de pinguim-rei (Aptenodytes patagonicus) sofreu uma redução de 90%. Imagens de satélite e fotos aéreas indicam que restam somente 200 mil pinguins na ilha, que já chegou a abrigar 2 milhões de aves.

[Science] The trick to snagging a hummingbird chick? Good lighting. Estudo indica que, para conquistar uma fêmea, beija-flores machos procuram poleiros e posições que permitam aproveitar melhor a luz ambiente, ressaltando as cores de suas penas.

[El Diario] La justicia condena a Iberdrola por no adaptar tendidos eléctricos que eviten la muerte de aves protegidas. Iberdrola, empresa de distribuição de energia elétrica espanhola, recebeu multa de 400 mil euros por não prevenir a morte de aves por eletrocussão.