Bird News logo

BirdNews | Junho 2017

O BirdNews é um apanhado geral de notícias sobre ornitologia e observação de aves. Estou tentando publicar este resumo sempre no último dia do mês. Quem quiser também pode me acompanhar no Twitter (@passarinhologa), onde vou compartilhando as notícias conforme tomo conhecimento delas. Soube de alguma matéria ou reportagem que poderia estar aqui? Me avise e ajude a deixar o BirdNews mais completo!

 

No Brasil…

binoculos-32px[O Globo] Parque do Itatiaia tem 363 espécies de aves, uma diversidade que atrai pesquisadores de todo o mundo. Reportagem sobre o Parque do Itatiaia, RJ, primeira unidade de conservação criada no Brasil. Destaque para o trabalho de pesquisa dos ornitólogos Luciano Lima e Bruno Rennó.

internet-32pxPassarinhos no escritório. Zé Edu, jornalista e birder de longa data, traça um paralelo entre a observação de aves e o trabalho no escritório.

internet-32px[Brasil de Fato] O som dos pássaros brasileiros e a sabedoria indígena. Artigo sobre a origem tupi dos nomes populares de algumas aves brasileiras e seu significado.

internet-32px[Correios] Selos retratam aves em perigo crítico de extinção. Este mês entraram em circulação três selos com o tema aves brasileiras ameaçadas: pararu-espelho (Claravis geoffroyi), rolinha-do-planalto (Columbina cyanopis) e soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni). A arte foi produzida pelo ilustrador científico Rafael Dutra.

selos aves brasileiras 2017

binoculos-32px[Guia Birding Brasil] Táxeus disponibiliza listas de campo para o celular. O aplicativo já está disponível para download gratuito na Google Play.

fotografia-32px[WikiAves] A plataforma WikiAves completou 2 milhões de registros fotográficos este mês!

2 milhões de registros fotográficos

academia-32px[e-Bird] Quem são os predadores de ninhos de aves? Pesquisadores brasileiros fizeram um extensa revisão de todos os animais conhecidos por predar ninhos na região Neotropical (que compreende o sul do México, sul da Flórida, América Central e América do Sul). Foram listadas 256 espécies, incluindo aves, mamíferos, répteis, caranguejos, insetos e até mesmo uma centopeia. O artigo foi publicado este mês no periódico científico Journal of Field Ornithology.

 

No mundo…

academia-32px[Rare Bird Alert] First nest colony of Ringed Storm-petrel found in the Atacama Desert. Pela primeira vez pesquisadores encontraram uma colônia de nidificação de Ringed Storm-petrel (Hydrobates hornbyi). A ave marinha pertence à família Hydrobatidae, conhecidos aqui no Brasil como “painhos”. Os ninhos foram localizados na região do deserto de Atacama, Chile, a mais de 70 quilômetros de distância da costa.

academia-32px[BOU] Got an old smartphone? Turn it to a bird-monitoring app. Pesquisadores testaram o uso de smartphones para registrar a frequência com que aves visitam um comedouro. Um aplicativo (Videography) utiliza detecção de movimento para iniciar as gravações automaticamente. O método foi descrito no periódico científico Bird Study e pode ser útil no monitoramento de aves em pontos fixos.

academia-32px[New Scientist] Bird caught in amber 100 million years ago is best ever found. Um pedaço de âmbar encontrado em Myanmar contém um filhote quase completo de ave, em excelentes condições de preservação. O âmbar havia sido coletado há muitos anos por um museu da China, mas a descoberta foi feita apenas recentemente. O fóssil foi descrito no periódico científico Gondwana Research.

internet-32px[BBC] How does a duck change its sex? Aves podem mudar de sexo? O artigo relata o caso de uma fêmea de pato-mandarim (Aix galericulata) que começou a desenvolver plumagem masculina. O texto explica a relação entre o sistema de determinação genética do sexo em aves (ZW) e o controle hormonal das características sexuais secundárias.

academia-32px[Phys.org] Sea level rise may drive coastal nesting birds to extinction. Após 20 anos de monitoramento de uma população de Eurasian Oystercatchers (Haematopus ostralegus), pesquisadores alertam: o aumento do nível do mar pode levar aves costeiras à extinção. A espécie em questão parece não estar se adaptando às novas condições, construindo seus ninhos em áreas que hoje são frequentemente inundadas.

academia-32px[Science] A surprisingly simple explanation for the shape of bird eggs. Depois de analisar quase 50 mil ovos de mais de 1.400 espécies de aves, pesquisadores concluíram que o formato deles é relacionado à capacidade de voo de cada espécie. A estudo foi publicado este mês no periódico científico Science. Veja também o belo infográfico produzido pela revista para explicar o assunto, que já foi tema de muito debate no meio acadêmico.

academia-32px[Science News] Male cockatoos have the beat. Pesquisadores avaliaram a musicalidade dos sons produzidos por machos de cacatua-das-palmeiras (Palm Cockatoo; Probosciger aterrimus). A ave australiana bate pequenos galhos contra árvores para produzir sequências de sons de padrão regular. Os resultados do estudo foram publicados este mês no periódico científico Science Advances.

internet-32px[Nature] Has Harry Potter mania cursed Indonesia’s owls? Pesquisadores acreditam que a popularidade de Hedwig, uma  coruja-das-neves que tem destaque na sequência de livros e filmes Harry Potter, provocou um aumento na demanda de corujas como pets na Indonésia. Aves e outros animais silvestres capturados na natureza podem ser encontrados com facilidade em mercados nas ilhas de Java e Bali. O estudo foi publicado no periódico científico Global Ecology and Conservation e sugere que as corujas sejam incluídas na lista de espécies protegidas na Indonésia.