birdnews

BirdNews | Maio 2017

O BirdNews é um apanhado geral de notícias sobre ornitologia e observação de aves. Estou tentando publicar este resumo sempre no último dia do mês. Quem quiser também pode me acompanhar no Twitter (@passarinhologa), onde vou compartilhando as notícias conforme tomo conhecimento delas. Soube de alguma matéria ou reportagem que poderia estar aqui? Me avise e ajude a deixar o BirdNews mais completo!

 

No Brasil…

calendario-32pxNo dia 10 de Maio comemora-se o Dia Mundial das Aves Migratórias (World Migratory Bird Day). O tema deste ano foi “O futuro deles é nosso futuro – Um planeta saudável para aves migratórias e pessoas“, e teve sete espécies embaixadoras, das quais duas ocorrem no Brasil: a andorinha-de-bando (Hirundo rustica) e o maçarico-de-papo-vermelho (Calidris canutus).

Golondrina común (Hirundo rustica)

Andorinha-de-bando (Hirundo rustica), uma das várias espécies de aves migratórias que ocorrem no Brasil

binoculos-32px[eBird] Global Big Day 2017: birding’s biggest day ever. Em 13 de Maio quase 20 mil observadores de aves de 150 países participaram do Global Big Day. Mais de 50 mil listas foram enviadas através da plataforma eBird, somando 6.564 espécies de aves. Este ano a Colômbia alcançou o primeiro lugar ao registrar 1.486 espécies. O Brasil ficou em quarto lugar, com 1.079 espécies. Aqui o evento coincidiu com o censo nacional do papagaio-de-peito-roxo, ave endêmica da Mata Atlântica e muito ameaçada. Observadores de aves de todo o país foram convidados a contribuir com o censo durante o Big Day.

internet-32px[BirdLife] Ravaged by deforestation – but a new refuge brings hope for the Cherry-throated Tanager. Extremamente rara, acredita-se que restam apenas 200 saíras-apunhaladas (Nemosia rourei). A espécie, que só pode ser encontrada na Mata Atlântica, encontra-se em perigo crítico. A saíra-apunhalada é uma das várias espécies ameaçadas que serão beneficiadas pela criação da Reserva Ambiental Águia Branca, no Espírito Santo. A área abriga mais de 250 espécies de aves e é considerada uma IBA pela BirdLife.

internet-32px[Blog Aves de Rapina] Qual a função dos “olhos falsos” dos caburés? Defesa contra predadores ou um auxílio para a caça?

livro-32px[G1] Beija-flores do Brasil são retratados em livro criado por admiradores da natureza. O livro “Beija-flores do Brasil” abrange as 84 espécies de beija-flores encontradas no país. A publicação foi lançada este mês durante o Avistar, em São Paulo.

academia-32px[Folha de S. Paulo] Brasileiros desvendam mistério de 9 espécies de pássaros quase idênticas. Fêmeas e jovens de várias espécies do gênero Sporophila apresentam plumagem em tons de marrom, sendo muito parecidos. Somente os machos, mais coloridos, podem ser identificados corretamente com base na aparência externa. Estudo recente demonstrou que, apesar das espécies serem geneticamente muito semelhantes, 99% das diferenças no genoma ocorrem justamente nos genes que regulam a produção de melanina, substância que dá cor às penas. O estudo foi realizado por um grupo de pesquisadores do Brasil, Argentina e EUA e os resultados foram publicados este mês no periódico científico Science Advances. Leia também: How capuchino seedeaters have such big differences in plumage despite little genetic diversity [Phys.org].

binoculos-32px[G1] Do Ceará ao Paraguai: expedição de biólogos busca 10 aves ameaçadas de extinção. A Expedição Tesouros do Brasil começou no último dia 27. Os biólogos Caio Brito e Tatiana Pongiluppi devem percorrer mais de 5.000 km em busca de aves brasileiras ameaçadas. Dá para acompanhar a expedição no blog da Tatiana e também no Facebook.

binoculos-32px[G1] Observadora de aves de 14 anos tem 470 espécies fotografadas. Birdwatcher desde os 10 anos de idade, Lorena Patrício fotografa, desenha e incentiva crianças e jovens a passarinhar.

 

No mundo…

academia-32px[Phys.org] Birds choose their neighbours based on personality. Pesquisadores da Universidade de Oxford estudaram o comportamento social de Great Tits (Parus major) durante a estação reprodutiva. O estudo demonstra que a escolha dos territórios leva em conta a “vizinhança”, onde machos mais agressivos tendem a se associar a outros machos agressivos, enquanto machos mais tímidos preferem estar próximos de outros machos tímidos. Os resultados da pesquisa foram publicados recentemente no periódico Animal Behavior. Os pesquisadores também estudaram o efeito da perda de um membro do grupo, que de modo semelhante aos humanos, leva a um aumento do número de interações entre os indivíduos que permanecem no grupo.

Carbonero común (Parus major)

Great Tit (Parus major)

academia-32px [BBC] Albatrosses counted from space. Imagens de satélite de alta resolução estão permitindo que pesquisadores monitorem aves que nidificam em lugares de difícil acesso. A metodologia, que já é utilizada para localizar colônias de pinguins na Antártica, teve agora bons resultados na contagem individual de albatrozes. O estudo foi publicado este mês no periódico científico Ibis e consiste no censo mais recente de uma colônia de albatroz-gigante (Diomedea exulans) na ilha Geórgia do Sul e de uma colônia de albatroz-real-do-norte (Diomedea sanfordi) nas ilhas Chatham. A nova metodologia deve permitir a realização de censos mais frequentes, o que não era viável com métodos tradicionais em lugares tão remotos.

internet-32px[The Washington Post] One tall building. One dark and stormy night. 395 dead birds. Centenas de aves migratórias morreram ao se chocar contra um grande prédio na cidade de Galveston, Texas. O incidente aconteceu durante uma tempestade com ventos fortes, à noite.

academia-32px[New Scientist] Vultures smear their faces in red mud which they use as makeup. Pesquisadores que monitoram uma população de abutres-do-egito (Neophron percnopterus) nas Ilhas Canárias perceberam que as aves apresentam grande variação na coloração das penas da cabeça e do pescoço. A espécie tem plumagem predominantemente branca, mas muitos indivíduos ficam com as penas avermelhadas após banhos de lama. O objetivo da “maquiagem” ainda é desconhecido, mas os pesquisadores acreditam que tenha importância no contexto social dos abutres. O estudo foi publicado este mês no periódico científico Ecology.

academia-32px[Phys.org] Advanced imaging reveals unusual, unseen patterns in seabird feathers. Novas técnicas de microscopia de fluorescência foram aplicadas no estudo de penas de aves marinhas e revelaram padrões até então desconhecidos. Bandas de deposição de zinco, cálcio, bromo e ferro foram encontradas nas penas, mas os padrões ainda não foram explicados. A descoberta pode ajudar no estudo da evolução das penas e tem potencial para aplicação em estudos de biologia do desenvolvimento.

academia-32px[Audubon] Scientists pinpoint the secret password that unlocks Cowbirds’ self-identity. Algumas aves praticam o chamado nidoparasitismo: elas colocam seus ovos em ninhos de outras espécies de aves e deixam o cuidado de seus filhotes completamente a cargo de pais “adotivos”. O chopim (Molothrus bonariensis) é um exemplo muito conhecido. Mas como um chopim criado por um tico-tico sabe que é um chopim? Um estudo recentemente publicado no Journal of Experimental Biology indica que há uma base neural para este reconhecimento. Algumas vocalizações emitidas por chopins adultos próximos funcionariam como uma senha que coloca o cérebro em “modo de aprendizagem”. O estudo foi feito com a espécie Molothrus ater, que é encontrada na América do Norte.

academia-32px[BBC] Pesquisa revela o segredo dos flamingos para ficar parados em uma perna só. A postura não exigiria esforço muscular, reduzindo o gasto de energia.

internet-32px[Cool Green Science] Can common names help avian subspecies conservation? Nomes comuns podem ter enorme importância na conservação, uma vez que influenciam nossa percepção sobre as espécies. O mesmo é válido para as subespécies, que muitas vezes são tidas como “menos importantes”. Num esforço para dar mais atenção às subespécies, pesquisadores criaram uma lista com nomes populares padronizados de todas as subespécies de aves conhecidas no continente australiano.

internet-32px[International Airport Review] Robotic bird to be deployed at Edmonton International Airport. Ave-robô começará a ser empregada no controle de aves em aeroportos. Os “Robirds” têm o formato de uma ave de rapina e voam propulsionados pela batida das asas.