BirdNews | Março 2017

BirdNews | Março 2017

O BirdNews é um apanhado geral de notícias sobre ornitologia e observação de aves. Estou tentando publicar este resumo sempre no último dia do mês. Quem quiser também pode me acompanhar no Twitter (@passarinhologa), onde vou compartilhando as notícias conforme tomo conhecimento delas. Soube de alguma matéria ou reportagem que poderia estar aqui? Me avise e ajude a deixar o BirdNews mais completo!

 

No Brasil…

tv-32px[Jornal da Gazeta] A prática de observar pássaros ganha adeptos em São Paulo. O jornal entrevistou observadores da cidade de São Paulo, onde podem ser encontradas mais de 450 espécies de aves.

binoculos-32px[(o) eco] Aves: personagens comuns que passam despercebidos. Texto muito simpático produzido por alunos da Escola Estadual Bonifácio Gomes de Camargo, em Bonito (MS).

internet-32px[Nexo] Quais são os animais extintos no Brasil. Das onze espécies consideradas extintas, sete são aves: gritador-do-nordeste, caburé-de-pernambuco, limpa-folha-do-nordeste, maçarico-esquimó, arara-azul-pequena, peito-vermelho-grande, mutum-do-nordeste.

binoculos-32px[eBird Brasil] Como diferenciar os rajados: bem-te-vi-rajado, peitica e bem-te-vi-pirata. Um trio que sempre causa dúvidas!

personalidades-32px[Museu Goeldi] Emília Snethlage – Pioneira das ciências na Amazônia. Homenagem a esta grande ornitóloga alemã que desbravou a Amazônia e foi a primeira mulher a dirigir uma instituição científica na América do Sul.

internet-32px[Conexão Planeta] 27 plantas que atraem beija-flores. Plantas nativas e exóticas de fácil cultivo, com indicação da estação do ano em que florescem.

livro-32px[ICMBio] Cartilha incentiva a preservação de papagaios. Lançada cartilha educativa que procura conscientizar sobre a importância da preservação dos papagaios brasileiros, ameaçados pelo comércio ilegal e desmatamento. A versão digital pode ser baixada aqui.

papagaios do brasil - cartilha

tv-32px[Terra da Gente] Equipe do Terra da Gente participa de expedição em busca de ave rara. Matéria sobre a Expedição Calyptura, que desbravou as matas do interior do Rio de Janeiro em busca do pequeno e raro tietê-de-coroa.

internet-32px[Um pé de ciência] Migração sazonal das aves: o conflito entre jejum prolongado e intenso exercício. Artigo no blog da Andrea Ferrari sobre as estratégias nutricionais que as aves utilizam para migrar.

binoculos-32px[Terra da Gente] Observadores de aves se reúnem no Parque Vassununga e clicam 58 espécies. O Parque, famoso pelos enormes jequitibás, fica em Santa Rita do Passa Quatro (SP).

academia-32px[Agência Fapesp] Perda de hábitat não afeta igualmente a diversidade de aves da Mata Atlântica. Pesquisadores investigaram como as mudanças climáticas ocorridas durante o Pleistoceno alteraram a distribuição geográfica de 15 espécies de aves da Mata Atlântica.

internet-32px[(o)eco] O País onde alimentar passarinhos é crime. Fabio Olmos comenta a polêmica proibição de comedouros em Unidades de Conservação no Brasil.

 

No mundo…

internet-32px[The Australian] Public asked to count penguins for Antarctic research. Matéria sobre o projeto Penguin Watch, que convida todos a contar pinguins para ajudar nas pesquisas. O projeto dá acesso à milhares de registros feitos com câmeras trap em colônias na Antártica. A contagem dos pinguins que aparecem nas fotos permite monitorar suas populações.

binoculos-32px[Terra da Gente] Ansiedade e depressão podem ser combatidas com observação de aves. Pesquisa realizada na Inglaterra indica que pessoas que vivem em bairros arborizados e com mais aves por perto são menos propensas a desenvolver depressão, crises de ansiedade e estresse. A pesquisa, realizada pela Universidade de Exeter, foi feita com 270 pessoas de várias faixas etárias. Os resultados foram publicados no periódico científico BioScience.

tv-32px[Audubon] Whoa! Watch a sneaky Roadrunner nab a hummingbird while it’s feeding. O fotógrafo Ron Dunn conseguiu registrar uma cena bastante inusitada no quintal de sua casa, na Califórnia: um Greater Roadrunner predando um beija-flor que se alimentava em um bebedouro. O Roadrunner é uma espécie que ficou famosa como personagem dos Looney Tunes: o papa-léguas.

academia-32px[Phys.org] 3-D scans reveal flexible skull patterns are key to island bird diversity. Estudo sugere que o formato dos crânios teve grande importância na evolução das aves e no sucesso de colonização de novos ambientes. O estudo foi publicado no periódico Philosophical Transactions of the Royal Society B.

internet-32px[The Dodo] Bald Eagles keep dying and no one’s talking about it. A águia-careca, ave símbolo dos EUA, sofre com a contaminação por chumbo. O metal pesado entra no corpo das águias (assim como outras aves de rapina) quando elas se alimentam de animais abatidos por caçadores, que utilizam munição de chumbo. O envenenamento por chumbo compromete o sistema nervoso e o tratamento das aves que sobrevivem pode durar meses.

academia-32px[Phys.org] Study of woodpecker social groups sparks debate. Pesquisadores investigaram a relação entre o tamanho do cérebro e o comportamento social de várias espécies de aves da família dos pica-paus. Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico Biology Letters e indicam que os cérebros dos pica-paus são menores do que se esperava, tendo como parâmetro estudos realizados com mamíferos.

academia-32px[BirdGuides] Two undescribed bird species discovered in South Kalimantan. Duas novas espécies de aves foram descobertas em Bornéu, na Indonésia: Meratus White-eye (Zosterops sp.) e Meratus Jungle Flycatcher (Cyornis sp.).

binoculos-32px[The Telegraph] The rise of the hipster bird-watcher. Os novos birdwatchers: onde vivem, o que comem?

You will never find the bird you are after. In an era of instant gratification this is perhaps why bird-watching is proving so popular.

academia-32px[Nature] Birds of play demonstrate the infectious power of emotion. Pesquisadores avaliaram as alterações emocionais provocadas pelas vocalizações de keas (Nestor notabilis, também conhecido como papagaio-da-nova-zelândia) gravadas enquanto brincavam sobre outros grupos de keas. O estudo, publicado este mês no periódico Current Biology, sugere que o som seja tão contagiante como uma boa risada entre humanos.