BirdNews | Março 2018

BirdNews | Março 2018

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

 

BirdNews é um apanhado geral de notícias sobre ornitologia e observação de aves. Estou tentando publicar este resumo sempre no último dia do mês. Quem quiser também pode acompanhar a hashtag #birdnews no Twitter e saber tudo de antemão! De uns tempos pra cá muita gente tem me ajudado na tarefa de rastrear e selecionar notícias e quero deixar meus agradecimentos para os colaboradores desta edição: Bruno Salaroli, Gabriel O., Guto Carvalho, José Prado e Wilton Fernando. Valeu!

 

No Brasil…

[Nature] A hummingbird song that most birds can’t hear. Pesquisadores avaliaram o som produzido pelo beija-flor-preto (Florisuga fusca) e descobriram que seu tom é tão alto que ele não pode ser ouvido por outras aves, embora esteja dentro do espectro da audição humana. O estudo foi publicado este mês no periódico Current Biology.

Beija-flor-preto (Florisuga fusca)

Beija-flor-preto (Florisuga fusca), espécie encontrada na Mata Atlântica.

[Blog da Sociedade Brasileira de Zoologia] As 10 regras de ouro para conviver – e sobreviver – em grupos para determinação (identificação) de espécies no Facebook. A primeiríssima regra: seja educado!

[Canal USP] De onde vem a cor dos passarinhos? Vídeo de divulgação científica com o ecólogo Eduardo Santos, onde ele explica aspectos do metabolismo dos carotenoides recentemente desvendados em um estudo publicado no periódico Nature Communications.

[(o)eco] Pesquisa destaca a importância da contribuição popular para a ciência. Em artigo publicado no periódico PLOS One, pesquisadores reuniram e compararam dados sobre a avifauna dp Paraná, obtidos a partir de referências científicas tradicionais e de registros em plataformas de Ciência Cidadã (como o WikiAves). Com a contribuição da Ciência Cidadã foi possível oferecer um panorama mais preciso da composição das espécies de aves.

[Prefeitura de São Paulo] Exposição: Eu Passarinho, com ilustrações de Paulo Rodella, acontece entre os dias 06 e 30 de Abril na UMAPAZ – Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura da Paz, em São Paulo – SP. Mais informações: evento no Facebook.

Exposição "Eu passarinho"

[TV Globo] Ornitólogo explica diferença entre ave e pássaro. O ornitólogo Luís Fábio Silveira esteve no programa Mais Você para falar sobre aves, papagaios e seu livro “Terra Papagalli”, lançado em 2015 e lindamente ilustrado por Eduardo Brettas.

[(o) eco] Nos tempos do carcará rex. Nosso conhecido carcará (Caracara plancus) é uma das duas espécies vivas de carcarás que podem ser encontradas hoje. Mas a família já foi maior e o Pampa e a Patagônia já foram lar do extinto carcará rex (Caracara major). Pesando quase 5kg, este é o maior falconídeo de que se tem conhecimento.

Lançado o aplicativo Guia de Aves da Região Bragantina, uma iniciativa do Grupo de Observadores de Aves “GOA Voando Livre”. O aplicativo, que é gratuito, contém 105 fichas com informações sobre as espécies de aves mais comuns na região (que abrange Bragança Paulista, Atibaia, Itatiba, Jarinu, Piracaia, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista, Morungaba, Joanópolis, Vargem e Tuiuti). O app está disponível para download na Google Play (aparelhos Android) e na App Store (iPhones e iPads). Aplicativo Guia de Aves da Região Bragantina

 

[Neo Mondo] Pássaros e preservação. Ecoturismo cresce e observação de aves já é alternativa de atividade em diversas RPPNs, em diferentes regiões do país. A matéria destaca a região de Bonito (MS), Alta Floresta (AM), Parque das Neblinas (SP) e Aiuroca (MG).

O 13º Encontro Brasileiro de Observação de Aves, mais conhecido como Avistar Brasil, acontece no Instituto Butantan, São Paulo – SP, entre 18 e 20 de Maio. O prazo para submissão de trabalhos é 15 de Abril! Podem ser aceitos posters, palestras, oficinas, exposições…

[(o)eco] Diversidade de aves da Serra da Canastra é desvendada em livro. O livro “Serra da Canastra – Refúgio das aves do Cerrado” é de autoria do fotógrafo Alessandro Abdala e retrata mais de 200 espécies.

Capa do livro "Serra da Canastra"

[Conexão Planeta] Anunciadas as (lindíssimas) imagens finalistas da competição internacional Bird Photographer of the Year. Esta é a terceira edição do concurso e há duas fotos feitas no Brasil entre as finalistas.

[Blog do Curioso] Pequenas atitudes podem salvar milhões de pássaros que se arrebentam em janelas. O texto aborda algumas das principais tendências arquitetônicas para proteger as aves das colisões com vidros e menciona a controversa construção de um muro de vidro entre a Raia Olímpica da USP e a Marginal Pinheiros, em São Paulo – SP.

[Núcleo de Pesquisa e Ensino de Ciências (NUPEC)] Nem rato, nem troglodita, sou curruíra, corruíra, cambaxirra… Este mini-documentário sobre a pequena corruíra (Troglodytes musculus) é o 5º vídeo da série didática “As aves através da janela”

[O Povo] Espécie rara na fauna mundial, garça-caranguejeira atrai observadores ao Parque do Cocó. Uma visitante inusitada foi encontrada este mês em Fortaleza – CE: uma garça-caranguejeira (Ardeeola ralloides), espécie que ocorre na Europa, Oriente Médio e África.  A ave possivelmente se perdeu durante a migração e acabou chegando ao nosso continente.

[Wikiparques] Refúgio da Vida Silvestre Soldadinho-do-Araripe acaba de ser criado. O protocolo de criação da unidade de conservação foi assinado este mês. Esta será a primeira unidade de conservação do município de Crato, no Ceará.

[G1] Pato-mergulhão recebe o título de embaixador das águas do Brasil. O pato-mergulhão, importante bioindicador ambiental (uma vez que somente é encontrado em locais com água muito limpa), recebeu o título de Embaixador das Águas Brasileiras durante o 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília. Recentemente a ave foi reencontrada na região de Salesópolis, após quase 200 anos sem registros da espécie no estado de São Paulo.

Pato-mergulhão é embaixador das águas brasileiras

[Smithsonian’s National Zoo] Satellite transmitters reveal migratory patterns of Snail Kites in South America. Pesquisadores estão estudando o padrão de migração do gavião-caramujeiro (Rostrhamus sociabilis) a partir de pequenos transmissores. O estudo foi iniciado com gaviões capturados na Estação Ecológica do Taim, no Rio Grande do Sul.

[(o)eco] De quase herói a quase bandido: como não salvar um filhote de harpia. Everton Miranda relata a experiência frustante de um resgate malsucedido, a dificuldade em lidar com a burocracia e outros desafios que biólogos enfrentam no Brasil.

[Atualidades Ornitológicas] Regiões paulistas carentes de registros ornitológicos feitos por cidadãos cientistas. Pesquisadores compilaram dados obtidos a partir de registros feitos no estado de São Paulo, depositados nas três principais plataformas de Ciência Cidadã utilizadas no Brasil: eBird, Táxeus e Wikiaves. O estudo mostra que a região Oeste do estado é a que apresenta menor número de registros.

[Wikiparques] Programe-se: observação de aves e protesto no Parque Estadual Costa do Sol. Dia 08 de Abril acontecerá uma caminhada/passarinhada/manifesto no Parque Estadual da Costa do Sol (RJ). Há uma proposta de redução da área do parque em tramitação na Assembleia Legislativa.

 

No mundo…

[Conexão Planeta] Colônia gigantesca com 1,5 milhão de pinguins é descoberta na Antártica. Pesquisadores encontraram uma imensa colônia de pinguins-de-adélia (Pygoscelis adeliae) na Ilha de Dangers, na Antártica. A partir de imagens feitas por drones, os pesquisadores contabilizaram 751.527 pares de pinguins, o que representa mais do que toda a população desta espécie registrada no restante do continente. O estudo foi publicado este mês no periódico Science Reports.

colônia de pinguins-de-adélia é descoberta

[Phys.org] A bird in the bush equals money in the hand. Uma nova estratégia de ecoturismo baseada em “pagamentos diretos” está apresentando bons resultados em um parque nacional no Laos, Sudeste Asiático. Com o objetivo de reduzir a caça ilegal e o tráfico de animais silvestres, a população local está sendo remunerada de acordo com a quantidade de animais selvagens observados pelos turistas. Pesquisadores implementaram e monitoraram esta nova estratégia por quatro anos e os resultados foram publicados recentemente no periódico PLOS One.

[Phys.org] Two species of ravens nevermore? New research finds evidence of ‘speciation reversal’. Estudo indica que o corvo-comum (Corvus corax) encontrado no Oeste da América do Norte é resultado da fusão de duas linhagens não-irmãs que teriam divergido há 1,5 milhão de anos, num processo conhecido como “especiação reversa”. Os resultados foram publicados este mês no periódico Nature Communications.

[Audubon] I became a better birder when I stopped focusing on the males. Metade das aves que observamos são fêmeas. Então, porque ignorá-las? Um texto muito bacana do birdwatcher norte-americano Kenn Kaufman sobre preconceitos arraigados na observação de aves.

[BBC] Baby bird fossil is ‘rarest of the rare’. Raro fóssil de um filhote de ave que viveu 127 milhões de anos atrás foi descoberto na Espanha. O filhote pertence à um grupo de aves primitivas chamado Enantiornithes e tem poucos centímetros. O fóssil foi descrito na revista científica Nature Communications este mês.

raro fóssil de filhote de ave de 127 milhões de anos

Ilustração de Raúl Martín.

[BirdGuides] To feed or not to feed? Discussão sobre os riscos e benefícios associados à oferta de alimentos para aves e outros animais silvestres, com base no periódico britânico Philosophical Transactions of the Royal Society B., que lançou este mês uma edição especial sobre o assunto. Para minimizar os riscos, os pesquisadores sugerem oferecer alimentos com moderação (de modo que o alimento acabe em no máximo 2 dias), limpeza frequente dos comedouros e rotatividade dos locais de alimentação para evitar acúmulo de resíduos de alimentos e de excrementos das aves.

[Science] ‘Vulture safe zones’ aim to rescue a vital but unloved scavenger. Reportagem sobre a criação de zonas de segurança para abutres no sul da Ásia. As populações destas espécies reduziram-se drasticamente nas últimas décadas, devido ao uso de diclofenac como medicamento para o gado. O diclofenac não é metabolizado pelos abutres, que consequentemente morrem de falência dos rins após se alimentaram de carcaças contaminadas.

Estudo publicado no periódico Molecular Phylogenetics and Evolution sugere novos splits para o gênero Tyto (ao qual pertence a suindara, Tyto furcata).

[Anthropocene] Why  are big, insect-eating birds disappearing? Maybe we’re running low on bugs. Aves que se alimentam de insetos estão desaparecendo. O motivo é muito simples: os insetos também estão desaparecendo. O artigo toma como base um estudo publicado em Fevereiro no periódico Frontiers in Ecology and Evolution, em que pesquisadores avaliaram variações na dieta de Eastern Whip-poor-will (Antrostomus vociferus, um caprimulgídeo) entre 1880 e 2005.

[EurekaAlert!] Blackbirds in the city: Bad health, longer life. O Blackbird (Turdus merula) é um sabiá muito comum nas cidades europeias. Estudo recente publicado no periódico Biology Letters mostrou que os telômeros de Blackbirds que vivem nas cidades são muito mais curtos que os telômeros de Blackbirds que vivem na zona rural. Os telômeros compreendem trechos de DNA altamente repetitivos que ocorrem nas extremidades dos cromossomos. O comprimento dos telômeros funciona como um indicador do estado de saúde geral do animal. Desta forma, blackbirds urbanos apresentariam saúde mais debilitada que blackbirds rurais, mas paradoxalmente vivem por mais tempo. Uma possível explicação é que a mortalidade (por predadores ou por falta de alimento) seja menor nas cidades, compensando os efeito negativos sobre a saúde destas aves.

Blackbird (Turdus merula)

[The Guardian] ‘Catastrophe’ as France’s bird population collapses due to pesticides. Estudos indicam que as populações de aves na região rural da França sofreram grandes declínios nos últimos 15 anos. As aves não encontram mais alimento suficiente (insetos) devido ao uso intensivo de pesticidas, principalmente nas monoculturas.

[BirdLife] Meet the man who is biking across the Andes to save birds. Em sua quarta aventura de bicicleta, o inglês Gary Prescott pretende bater o record de observação de aves utilizando somente meios de transporte “verdes”. Mês que vem Gary vai iniciar sua jornada no Peru e pretende atravessar os Andes de bicicleta, enquanto angaria fundos para a BirdLife International. Sua aventura pode ser acompanhada no blog Biking Birder.

[Audubon] Lady Lyrebirds have a voice, too. As aves-lira são conhecidas pela incrível habilidade de imitar o canto de outras aves (assim como uma infinidade de outros sons, como alarmes de carro e motosserras). Mas acreditava-se que apenas os machos de ave-lira cantavam. Estudo recentes têm demonstrado que as fêmeas também cantam, chegando a produzir sons que imitam a batida das asas de outras aves e até mesmo galhos rangendo.