birdnews novembro

BirdNews | Novembro 2017

BirdNews é um apanhado geral de notícias sobre ornitologia e observação de aves. Estou tentando publicar este resumo sempre no último dia do mês. Quem quiser também pode me acompanhar no Twitter (@passarinhologa), onde vou compartilhando as notícias conforme tomo conhecimento delas. Soube de alguma matéria ou reportagem que poderia estar aqui? Me avise e ajude a deixar o BirdNews mais completo!

 

No Brasil…

academia-32px[Conexão Planeta] Censo mostra recuperação da população da arara-azul-de-lear na Bahia. No mês de outubro foram registradas 1.354 araras-azuis-de-lear em vida livre.

binoculos-32px[Jornal Cruzeiro do Sul] Parque inaugura observação de aves para crianças. O Parque da Água Vermelha, em Sorocaba – SP, recebeu a primeira edição do evento Coaves Kids, organizado pelo Clube de Observadores de Aves de Sorocaba.

livro-32px

Lançamento do livro “Aves da Demétria – Um pequeno guia para Cidadãos-cientistas”, por Lorena Patrício Silva e Gersony Jovchelevich. A publicação abrange 72 espécies de aves que ocorrem na Estância Demétria, em Botucatu – SP. O livro custa 30 reais e interessados podem entrar em contato através do e-mail aves.demetria@gmail.com

Guia Aves da Demétria

binoculos-32px

[(o) eco] Observadores de aves contam quais espécies renderam encontros inesquecíveis. Histórias de encontros emocionantes contadas por oito observadores brasileiros.

binoculos-32pxCriada a Portaria IEF nº 119 de 09 de Novembro de 2017, que regulamenta a prática de observação de vida silvestre nas unidades de conservação estaduais administradas pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais.

personalidades-32px[G1] Fotógrafo naturalista Haroldo Palo Júnior morre aos 64 anos em São Carlos, SP. Com mais de 35 anos de profissão, o renomado fotógrafo deixou um imenso legado.

internet-32px[Museu Câmara Cascudo] Aberta a exposição Aves e Evolução – Uma perspectiva histórica, no museu Câmara Cascudo / UFRN, em Natal – RN.

aves e evolução - museu câmara cascudo

livro-32px[Século Diário] Aves do Caparaó ganham guia para observação na natureza. Iniciativa da turismóloga Relva Rodrigues de Carvalho e da bióloga Tati Pongiluppi, o guia abrange 60 espécies fáceis de observar na região. O livro foi lançado no último dia 27 e distribuído gratuitamente nas escolas e pousadas da região.

Guia das aves do Caparaó

 

No mundo…

academia-32px[Cosmos] Birds nest earlier as climate heats up. Estudo realizado na Califórnia indica que as aves estão adiantando a estação reprodutiva em até 12 dias. Os resultados do estudo foram publicados no periódico científico PNAS no mês passado.

internet-32px[The New York Times] Same oceans, similar prey, two very different necks. Por que pinguins e biguás, duas espécies de aves pescadoras, apresentam pescoços de anatomia tão diferente?

internet-32px[University of Cape Town] Why a proper record of birds in Africa is so important – for Europe. Embora existam muitos estudos sobre as aves que nidificam na Europa, pouco se sabe sobre o que acontece com estas espécies durante o período não-reprodutivo, quando muitas delas migram para a África. Ampliar o conhecimento sobre estas espécies é um dos objetivos do SABAP2 – Southern African Bird Atlas Project 2.

academia-32px[BBC] Cientistas identificam pássaros em processo de evolução para gerar nova espécie. Pesquisadores observaram o processo de hibridização e possível especiação de tentilhões nas ilhas Galápagos. O estudo foi publicado no periódico científico Science este mês.

academia-32px[(o)eco] Pesticida faz pássaros perderem senso de direção, mostra pesquisa. Os efeitos de dois pesticidas, um neonicotinóide (Imidacloprida) e um organofosforado (Clorpirifós), foram estudados em uma população de Zonotrichia leucophrys, uma ave migratória que ocorre na América do Norte. Os resultados foram publicados este mês no periódico científico Nature.