birdnews

BirdNews | Outubro 2017

BirdNews é um apanhado geral de notícias sobre ornitologia e observação de aves. Estou tentando publicar este resumo sempre no último dia do mês. Quem quiser também pode me acompanhar no Twitter (@passarinhologa), onde vou compartilhando as notícias conforme tomo conhecimento delas. Soube de alguma matéria ou reportagem que poderia estar aqui? Me avise e ajude a deixar o BirdNews mais completo!

 

No Brasil…

internet-32px[(o) eco] Quem garante o final feliz dos outros pica-paus? Na semana de estreia de Pica-Pau: O Filme, a equipe do (o) eco aproveitou para chamar a atenção sobre o pica-pau-do-parnaíba (Celeus obrieni), espécie  ameaçadíssima pela destruição do Cerrado.

livro-32pxLançamento do livro digital Aves do Parque Ecológico do Córrego Grande, pelas biólogas Amanda P. Marcon & Bianca P. Vieira. O livro aborda a avifauna do parque municipal localizado em Florianópolis, SC.

aves do parque ecológico do córrego grande

personalidades-32px[Veja] Luana usou os pássaros como asas para o conhecimento. A educadora Luana Viegas de Pinho Portilio foi uma das 10 selecionadas pelo prêmio Educador Nota 10 de 2017. Seus alunos estudaram as aves do pátio da escola e arredores, construindo seus próprios conhecimentos aplicando o método científico.

internet-32px[BBC] Selva de pedra? Biólogos encontram mil espécies de animais silvestres na cidade de São Paulo. No total, 1.113 espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes e invertebrados foram registradas pelo Inventário da Biodiversidade do Município de São Paulo no ano passado.

livro-32pxLançada a coletânea de contos Passarada, resultado do primeiro concurso literário Avistar. A publicação está disponível online na plataforma issuu.com

passarada

tv-32px[G1] Lagoa do Peixe se torna local de migração de aves e atraí observadores. Matéria que mostra um pouquinho do que pode ser visto durante o Festival Brasileiro das Aves Migratórias de 2017, em Tavares – RS.

binoculos-32pxO Big Day Brasil aconteceu no dia 28 de Outubro, data que coincidiu com o Festival Brasileiro das Aves Migratórias deste ano. Dia 28 também foi Gran Día de Observación de Aves del Cono Sur (Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai), que coincidiu com a VII Feria de Aves de Sudamérica, realizada no Chile.

 

No mundo…

academia-32px[Phys.org] Cats kill one million birds a day in Australia. Estudo estima que gatos estão matando aproximadamente um milhão de aves por dia na Austrália. Gatos ferais são responsáveis pela maior parte das mortes, cerca de 316 milhões por ano. Pelo menos 338 espécies de aves são vítimas de gatos no continente.

academia-32px[The New Your Times] The dirty secrets saved in dead birds’ feathers. Espécimes de aves guardados em museus permitiram avaliar a poluição do ar nos Estados Unidos nos últimos 135 anos. O estudo foi feito baseado no grau de “sujeira” encontrada nas penas de mais de 1.300 aves. O artigo científico foi publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences deste mês.

academia-32px[New Scientist] Drone designers accidentally explain colour of albatross wings. Designers de drones descobriram, por acaso, uma possível explicação para o padrão de cores encontrado nas asas de muitas aves planadoras: preto por cima e branco por baixo. A cor preta permite maior absorção da luz do sol, fazendo com que a superfície superior da asa fique até 10ºC mais quente que a superfície inferior. Isto reduz a pressão do ar na parte superior da asa, dando origem à uma força de sustentação adicional. O artigo científico descrevendo a descoberta foi publicado este ano no Journal of Thermal Biology.

internet-32px[GrennBiz] The dark side of digitally tracking endangered species. O artigo relata alguns dos problemas que surgiram com a criação de plataformas de Ciência Cidadã (como o e-Bird e o Wikiaves), e discute alternativas para contorná-los.

internet-32px[Science Daily] Evolution in your back garden: Great tits may be adapting their beaks to birdfeeders. O entusiasmo britânico por comedouros de aves pode ter feito com que Great Tits (Parus major) do Reino Unido tenham desenvolvido bicos mais longos do que os seus conterrâneos europeus. O estudo foi publicado recentemente no periódico científico Science.

Carbonero común (Parus major)

Great Tit (Parus major)

 internet-32px[The Guardian] Penguin disaster as only two chicks survive from colony of 40,000. Apenas dois filhotes de pinguins-de-adélia (Pygoscelis adeliae) sobreviveram na última estação reprodutiva de uma colônia de 40.000 indivíduos situada em Petrels Island, na Antártica. Os pais não conseguiram alimentar seus filhotes adequadamente devido a um aumento na camada de gelo que fez com que eles precisassem viajar 100 km a mais que o usual para pescar.