BirdNews | Setembro 2016

BirdNews | Setembro 2016

O BirdNews é um apanhado geral de notícias sobre ornitologia e observação de aves. Estou tentando publicar este resumo sempre no último dia do mês. Quem quiser também pode me acompanhar no Twitter (@passarinhologa), onde vou compartilhando as notícias conforme tomo conhecimento delas. Soube de alguma matéria ou reportagem que poderia estar aqui? Me avise e ajude a deixar o BirdNews mais completo!

 

No Brasil…

binoculos-32px[Diário do Comércio] Observação de aves tem grande potencial em MG. Matéria sobre o potencial da observação de aves como atividade turística em Minas Gerais, baseada em relatos do guia e biólogo Eduardo Franco. Eduardo palestrou sobre o assunto durante o Encontro de Receptivos de Minas Gerais, que aconteceu em Agosto.

tv-32px[Repórter Eco] Recuperação da Mata Atlântica atrai aves. Reportagem sobre projeto do Centro de Experimentos Florestais da Fundação SOS Mata Atlântica, na Fazenda São Luís em Itu (SP). Com participação dos pesquisadores Marcos Antonio Melo, Marco Aurélio da Silva e Augusto Piratelli.

academia-32px[Save Brasil] Cientistas se reúnem para discutir plano para a conservação da choquinha-de-alagoas. A choquinha-de-alagoas (Myrmotherula snowi) é uma das espécies mais ameaçadas do mundo. A ave foi descrita muito recentemente, em 1980, e até hoje pouco se sabe sobre sua biologia. Um grupo de 20 especialistas se reuniu para a elaboração do Plano Emergencial para a Conservação da Choquinha-de-alagoas.

calendario-32pxAnote aí: dia 22 de Outubro acontece o Big Day Brasil! Neste dia observadores de todo o país saem em busca de aves, tanto as espécies comuns como as mais raras, e registram suas listas na plataforma eBird. Os dados ficam então disponíveis para os cientistas, sendo muito úteis para pesquisas e projetos de conservação.

Big Day Brasil 2016

binoculos-32px[Século Diário] Instituto Últimos Refúgios lança guia online de Observação de Aves no Estado. O Guia Online de Observação de Aves no Espírito Santo abrange, até o momento, informações sobre 21 dos principais pontos de observação de aves no Estado. O guia também traz dicas de equipamentos, lista das espécies de aves que podem ser encontradas no Espírito Santo e informações sobre o COA – Clube de Observadores de Aves.

academia-32px[Aves de Rapina Brasil] A redescoberta da harpia no Rio Grande do Sul. Texto de Dante Meller sobre três observações recentes de harpia no Parque Estadual do Turvo, RS. A descrição dos registros foi publicada na Revista Brasileira de Ornitologia, em Março deste ano.

tv-32px[G1] Festival de aves de Paraty reúne observadores de pássaros no RJ. Reportagem do Jornal Hoje sobre o Festival Aves de Paraty, sobre o qual também falei aqui no blog.

academia-32px[Revista Fapesp] As lágrimas de um pássaro. Nota sobre o curioso comportamento de algumas mariposas que se alimentam da secreção dos olhos de aves, líquido rico em proteínas e sais.

binoculos-32px[Virtude – Birwatching e Natureza] Apenas Blogando: Elimination Dance – birdwatching brasileiro. Claudia Komesu fez uma lista divertida com 61 situações pelas quais muito observador de aves já passou…

 

No mundo…

binoculos-32px[eBird] Explore and share your birding with eBird Profile Pages! Novidade na plataforma eBird: agora os usuários tem a opção de tornar público um perfil com informações sobre suas atividades. O perfil inclui lifelist (lista de todas as espécies de aves já observadas pela pessoa), mapa indicando os locais onde foram feitas observações, links para as últimas listas registradas, além de fotos e sons compartilhados pelo usuário.

internet-32px[The Washington Post] Thousands of birds got trapped in Hurricane Hermine’s eye. Really. Imagens de satélite mostraram que o furacão Hermine, que atingiu os Estados Unidos, levou milhares de aves do Golfo do México para o sudeste do país. O fenômeno deixou os observadores de aves atentos, pois existe a possibilidade do furacão trazer espécies dos trópicos para regiões onde normalmente não podem ser encontradas.

academia-32px[The Guardian] ‘Human swan’ conservationist takes to skies on 4,600-mile migration. Sacha Dench trabalha para a WWT – Wildlfow & Wetland Trust e vai encarar uma viagem de mais de 7 mil quilômetros a bordo de um paraglider motorizado. O objetivo é acompanhar a migração anual de uma espécie de cisne cuja população está declinando rapidamente: o Bewik’s swan. O projeto Flight of the Swans pretende obter mais informações sobre as causas do declínio populacional e chamar a atenção para a conservação da espécie.

internet-32px[BirdLife International] Top conservation players partner to identify the most vital places for life on earth. Onze organizações mundiais anunciaram uma parceria para identificar e monitorar os lugares mais importantes para a vida na terra. Batizados de KBAs – Key Biodiversity Areas, eles seguem um conceito semelhante ao das IBAs – Important Bird & Biodiversity Areas (programa criado em 1980 pela BirdLife International). O anúncio foi feito durante o IUCN World Conservation Congress, que aconteceu este mês no Havaí.

academia-32px[Phys.org] Age before youth: Older cranes lead the way to new migration patterns. As mudanças climáticas têm provocado alterações nas rotas migratórias de muitas espécies de aves. Um estudo publicado este mês no periódico Nature Commnications mostrou a importância das aves mais velhas e experientes de cada bando na mudança dos padrões de migração, permitindo que se adaptem às novas condições de oferta de alimento e abrigo.

academia-32px[Audubon.org] In Argentina, new nesting research shows how loggers could save countless birds. Na América do Norte muitas aves utilizam ninhos abandonados de pica-pau. Devido a grande importância destes ninhos as madeireiras são orientadas a deixar de pé algumas espécies de árvores, assim como grandes árvores mortas, a fim de não prejudicar os pica-paus e, consequentemente, muitos outras aves. Mas uma pesquisa recente demonstrou que na Argentina a situação é diferente: ali as aves preferem ocupar cavidades naturais, encontradas em outros tipos de árvores. Esta informação deve levar a uma nova orientação de manejo para as madeireiras argentinas.

academia-32px[The Condor] New evidence for California Condors’ genetic bottleneck. O condor-da-califórnia chegou muito perto da extinção. Todos os condores-da-califórnia vivos hoje descendem de apenas 14 indivíduos que foram capturados na década de 80 e fizeram parte de um programa de reprodução em cativeiro no zoológico de San Diego, nos EUA. Pesquisa recente publicada no periódico científico The Condor revelou que estes condores eram relativamente abundantes no século XIX e perderam cerca de 80% de sua diversidade genética. O estudo foi feito com amostras coletadas de 93 espécimes de museu, coletados entre 1825 e 1984.

internet-32px[Hyperallergic] The bird-based color system that eventually became Pantone. Texto muito interessante sobre a influência da observação de aves na descrição das cores. O autor cita o livro de Robert Ridgway (1886) A nomenclature of colors for naturalists & Compendium of useful knowledge for Ornithologists, que está disponível na íntegra em formato digital na biblioteca da Smithsonian.

internet-32px[o (eco)] Old Blue, um macho e um neozelandês intrometido. Artigo de Giuliana Ferrari sobre o projeto de reprodução em cativeiro que salvou o pequeno Chatham Island Black Robin (Petroica traversi) da extinção na Nova Zelândia. Em 1980 restavam apenas cinco Black Robins, entre eles apenas uma fêmea, apelidada de Old Blue.

internet-32px[Hypercubic] Pombos letrados. O blogueiro Renato Pincelli comenta um estudo publicado este ano sobre o processamento ortográfico em pombos, a única espécie não-primata capaz de distinguir palavras.

 

Faltou alguma notícia importante? Comente aí em baixo!