birdnews novembro

BirdNews | Setembro 2017

BirdNews é um apanhado geral de notícias sobre ornitologia e observação de aves. Estou tentando publicar este resumo sempre no último dia do mês. Quem quiser também pode me acompanhar no Twitter (@passarinhologa), onde vou compartilhando as notícias conforme tomo conhecimento delas. Soube de alguma matéria ou reportagem que poderia estar aqui? Me avise e ajude a deixar o BirdNews mais completo!

 

No Brasil…

internet-32px[Ibama] Dezoito caçadores são detidos com mil aves mortas no sertão de SE. A foto que ilustra esta matéria é assustadora: cerca de mil pombas-de-bando (Zenaida auriculata) abatidas, apreendidas no Sergipe após denúncias.

calendario-32px[Wikiparques] Programe-se: 3ª edição do Festival Arara Vermelha, encontro de observadores de aves. O festival começa dia 13 de Outubro em Jardins, no Mato Grosso do Sul. Maiores informações: site do evento.

internet-32px[Conexão Planeta] Primeira filhote de papagaio-do-peito-roxo nascida em refúgio de proteção é solta no Parque Nacional das Araucárias. A ave nasceu no Instituto Espaço Silvestre, que trabalha desde 2010 na reintrodução da espécie.

academia-32px[o (eco)] Projeto monitora gavião-de-penacho no Triângulo Mineiro. Dados preliminares obtidos com um rádio-transmissor indicam que a ave pode se deslocar até 40 quilômetros por dia. A próxima etapa do projeto prevê colocar mais cinco rádios-transmissores em gaviões-de-penacho, aumentando a amostragem.

internet-32px[o (eco)] Polícia cumpre mandado de busca contra maior traficante de animais silvestres do Brasil. Valdivino Honório de Jesus comercializa animais silvestres ilegalmente há mais de 20 anos, sendo considerado o maior traficante de animais silvestres do Brasil. Não é a primeira vez que ele é autuado. Entre outras passagens pela polícia, Valdivino foi preso em flagrante no ano passado, ao transportar 1.000 canários-da-terra em seu porta-malas.

livro-32pxLançado em São Paulo o livro Jardins da Arara de Lear, de Gustavo Nolasco e João Marcos Rosa. O livro conta a saga de Helmut Sick em busca da arara-azul-de-lear e também retrata a luta dos sertanejos pela preservação da espécie.

internet-32px[Editora Livre] Harpia, gavião ameaçado de extinção, é gravado na área a ser destruída pela termoelétrica. O biólogo Bruno Lima publicou no Wikiaves registro sonoro da harpia, feito em 2012 em Itanhaém – SP. O registro é o mais recente para o estado de São Paulo e foi feito em área de Mata Atlântica ameaçada pela futura construção de uma usina termoelétrica.

calendario-32px[Prefeitura de Piracicaba] I Encontro de observação de aves será realizado em Piracicaba. O evento acontecerá nos dias 21 e 22 de Outubro, no Engenho Central. Palestras, oficinas e saídas para observação de aves estão na programação.

internet-32px[Airway] Aves de rapina são treinadas para evitar “birdstrike” no Galeão. Projeto de falcoaria implementado em 2013 permitiu reduzir em 32% as colisões entre aves (como urubus, garças, carcarás) e aviões.

calendario-32px1º Festival Bicudinho de Brejo Paulista acontece dia 08 de Outubro, em Salesópolis – SP.

bicudinho-do-brejo

binoculos-32px[Virtude-AG] Autorização Permanente para fotografar natureza nos parques municipais da cidade de São Paulo. Claudia Komesu explica as vantagens de baixar e imprimir a autorização permanente para fotos particulares em parques urbanos públicos municipais de São Paulo.

academia-32px[Brasil das Aves] Uma andorinha misteriosa aumenta a lista de aves do Brasil. Ao pesquisar a rota de migração das andorinhas-do-caribe (Progne dominicensis), pesquisadores descobriram que a espécie passa uma parte do ano no interior da Bahia. Esta andorinha é muito semelhante a andorinha-doméstica-grande (Progne chalybea), comum no Brasil.

calendario-32pxO Big Day Brasil 2017 já tem data marcada: 28 de Outubro. Participar é fácil: basta sair para passarinhar, anotar as espécies observadas e inserir a lista no eBird.

Big Day Brasil 2017

internet-32px[G1] Primeiro filhote de mutum nascido em criadouro de SP será reintroduzido à natureza. O filhote de mutum-de-alagoas, também conhecido como mutum-do-nordeste (Pauxi mitu) nasceu em um criadouro em Borá, SP. A espécie está extinta na natureza, restam apenas poucos exemplares em cativeiro.

internet-32px[Campo Grande News] Começa temporada de nascimentos das araras-canindé na área urbana da Capital. Cerca de 140 ninhos podem ser encontrados na cidade, a maioria em palmeiras mortas. Todos os anos, aproximadamente 60 filhotes de arara são registrados pelo time do Projeto Arara Azul.

binoculos-32px[Blog Aves de Rapina Brasil] As “nuvens de migrantes” que cruzam a América do Sul em outubro. Nesta época do ano, grupos com milhares de rapinantes migratórios podem ser avistados cruzando a América do Sul e Central. No Brasil o fenômeno é raro, mas pode ser observado no Acre e oeste do Amazonas.

 

No mundo…

binoculos-32px[National Geographic] 13 fotos que mostram a beleza e a fúria das aves. Saiu o resultado do prêmio Fotógrafo de Aves do Ano. Flamingos, corujas, garças, martins-pescadores… qual sua foto preferida?

internet-32px[Metro News] How a pizza pan helped save endangered piping plover eggs. O Piping Plover (Charadrius melodus), ave da família das batuíras, encontra-se ameaçado numa ilha do Canadá. Entre os motivos da redução de sua população está o aumento das marés, que atingem os ninhos construídos na areia. Numa tentava ousada para salvar um ninho, funcionários do serviço de parques do Canadá utilizaram uma frigideira para pizzas para mover o ninho ameaçado para um local mais seguro. A técnica inusitada deu certo e as aves continuaram o processo de encubação dos ovos.

academia-32px[Science Daily] Song experiments reveal 21 possible new tropical bird species. Pesquisadores sugerem o reconhecimento de 21 novas espécies de aves tropicais, diferenciadas com base no canto. O estudo foi realizado em campo utilizando playback. Os resultados foram publicado este mês no periódico científico The Auk.

internet-32px[The Washington Post] A 50-year effort to raise endangered whooping cranes comes to an end. Cortes de orçamento vão fechar um projeto de conservação do Whooping Crane (Grus americana) que foi iniciado em 1967. O projeto é desenvolvido no Patuxent Wildlife Research Center, localizado em Maryland, EUA. O projeto ficou famoso pela inovação na criação dos filhotes, minimizando ao máximo o contato com humanos.

internet-32px[Audubon] This japanese woodcarver helps the blind see birds through touch. Haruo Uchiyama é um talentoso artesão que cria pássaros de madeira em tamanho real. Suas esculturas permitem que deficientes visuais compreendam melhor o tamanho e formato das aves, inclusive daquelas que já estão extintas.