jacutinga

Fotografando aves na Trilha dos Tucanos

Ano passado estive na Trilha dos Tucanos (Tapiraí, SP) pela primeira vez. Simplesmente amei o lugar. Então, quando soube que haveria um workshop de fotografia do Luiz Kagiyama lá não pensei duas vezes e me inscrevi.

A época (final de Agosto) não poderia ser melhor. Logo ao lado dos chalés várias palmeiras (palmito-juçara) estavam carregadas de frutinhos maduros, atraindo tucanos-de-bico-verde, surucuás, pavós e jacutingas.

cambacica

Cambacica (Coereba flaveola)

Como sempre os comedouros estavam lotados de bicho bonito. Simplesmente não dava para passar perto sem parar para tirar algumas fotos. Ao longo do dia uma grande variedade de espécies foi até lá em busca de frutas: saíra-sete-cores, catirumbava, sanhaçu-de-encontro-amarelo, periquito-rico, tiriba-de-testa-vermelha, sanhaçu-de-encontro-azul, tiê-preto, guaxe, tecelão, benedito-de-testa-amarela, joão-velho, sabiá-laranjeira, tiê-de-topete, tietinga…

Enquanto isso os beija-flores disputavam as flores de plástico dos bebedouros. Beija-flor-de-fronte-violeta, beija-flor-rubi, beija-flor-cinza, rabo-branco-de-garganta-rajada, topetinho-verde… Claro que as cambacicas não ficaram de fora e até as saíras-sete-cores e os saís-azuis se penduravam desajeitadamente nas garrafinhas.

trilha dos tucanos

Saí-azul (Dacnis cayana) e benedito-de-testa-amarela (Melanerpes flavifrons)

O workshop correu num ritmo gostoso. Um pouco de teoria, saída para fotografar a cachoeira do chá, caminhada nas trilhas para fotografar aves (com parada estratégica para ver a famosa maria-leque-do-sul), fim de tarde dedicado à fotografia macro. Aprendi a usar melhor meu próprio equipamento e descobri um mundo de possibilidades que o flash proporciona e eu nem fazia ideia. Ainda preciso aprender a regular melhor, mas a foto abaixo foi tirada com flash:

barranqueiro-de-olho-branco

Barranqueiro-de-olho-branco (Automolus leucophthalmus)

Tirei tanta foto, mas tanta, que não tinha como colocar tudo aqui neste post. Criei então uma galeria só com aves fotografadas na Trilha dos Tucanos. Mas quem disse que só tem bicho empenado por lá? Olha só quem encontramos desta vez:

caninana

veado

João, a irara

A última foto é do João, uma irara que adora banana e se acostumou com o pessoal da pousada. Ele tem batido ponto lá quase todo dia!