guia de campo: aves da mata atlântica do sudeste

Livro: Aves do Brasil – Mata Atlântica do Sudeste

Depois de cinco anos de espera, o segundo volume da série foi lançado! O primeiro livro, que trata das aves encontradas no Pantanal e no Cerrado, era meu guia de campo favorito até então. Mas, depois de me mudar para mais perto da Mata Atlântica, não via a hora de por as mãos neste novo volume. Fiquei muito feliz quando soube que o lançamento seria aqui pertinho, em São Paulo. Foi muito bacana conhecer pessoalmente a Martha Argel, uma das autoras, cujo trabalho eu acompanho desde que virei passarinhóloga.

lançamento do Guia Aves do Brasil - Mata Atlântica do Sudeste.

Livros autografados pela Martha Argel, no lançamento do guia “Aves do Brasil – Mata Atlântica do Sudeste”.

O guia abrange 927 espécies de aves encontradas na Mata Atlântica do Sudeste. A descrição de cada espécie é resumida e muito bem elaborada, com informações sobre o tipo de ambiente e a altitude em que podem ser encontradas, principais características físicas,  além de dados sobre comportamento e vocalização. Quando duas ou mais espécies são parecidas, o livro dá dicas importantes de como diferenciá-las.

As ilustrações são belíssimas e deixam bastante evidentes as características que permitem identificar cada espécie. Quer dar uma espiada? Confira essa amostra do livro, liberada pela editora. Na amostra dá para ver vários furnarídeos (aves da família do joão-de-barro), incluindo o pedreiro-do-espinhaço (Cinclodes espinhacensis), espécie descrita em 2012 e que só pode ser encontrada em uma área restrita da Serra do Cipó.

Para fechar, não posso deixar de falar da capa do guia. Nela figuram três papagaios chauás (Amazona rhodocorytha), espécie endêmica da Mata Atlântica. Isso significa que o chauá só pode ser encontrado lá em em nenhum outro lugar do planeta. A destruição de seu habitat e a captura de filhotes causaram o declínio da população de chauás, hoje uma espécie ameaçada de extinção. Foi uma bela e importante escolha dos autores destacar esta espécie!

 


Sobre o livro:

aves-do-brasil-mata-atlantica-sudesteAves do Brasil: Mata Atlântica do Sudeste
Autores: RIDGELY, Robert S.; GWYNNE, John A.; TUDOR, Guy; ARGEL, Martha
Editora: Horizonte
Ano: 2015