Livro: Berços da vida - Ninhos de aves brasileiras

Livro: Berços da vida – Ninhos de aves brasileiras

 

Em busca de informações sobre ninhos, topei com este livro. Foi uma bela surpresa! As fotos são lindas e contemplam desde espécies comuns, como o quero-quero e o sabiá-laranjeira, até algumas bem mais difíceis de encontrar, como o galito (Alectrurus tricolor) e o raríssimo balança-rabo-canela (Glaucis dohrnii, o beija-flor que ilustra a capa do livro).

Se não errei a conta, ao todo foram retratados os ninhos de 143 espécies. Pode não parecer muito, quando pensamos que no Brasil existem quase 2.000 espécies de aves. Mas é um verdadeiro triunfo, uma vez que grande parte das aves que ocorrem no país sequer tiveram seus ninhos descritos pela ciência. Algumas das fotos do livro possivelmente estão entre os primeiros registros de que se tem conhecimento, como é o caso do camufladíssimo ninho do tiririzinho-do-mato (Hemitriccus orbitatus).

Os autores são Dante Buzzetti e Silvestre Silva. O primeiro é ornitólogo. O segundo, jornalista. A ideia surgiu em 1999, e a primeira edição foi lançada em 2005. Bem que tentei eleger minha foto favorita, pra colocar aqui no post, mas a tarefa era impossível. Não dá pra dizer qual ninho é mais bonito, ou mais interessante. Todos são incríveis!

 


Sobre o livro:
Berços da vida - Ninhos de aves brasileirasBerços da Vida – Ninhos de Aves Brasileiras
Autores: SILVA, Sivestre & BUZZETI, Dante
Editora: Terceiro Nome
Ano: 2008