feathers - the evolution of a natural miracle

Livro: Feathers – The evolution of a natural miracle

Pick up a feather and run it between your fingers. It feels light and soft, yet sturdy, the hollow quill tapering upward to a graceful vane. Whether it slipped loose from a gull’s wing or escaped a down pillow, the design is unmistakable. We know immediately that came from a bird – nothing else is so uniquely avian.

Thor Hanson, Feathers (2011), pág. 13

Na faculdade de Biologia a gente aprende algumas coisas sobre penas. Que elas são estruturas epidérmicas exclusivas das aves (e de alguns dinossauros) e que são constituídas de queratina. Que se olharmos uma pena no microscópio vamos ver minúsculos ganchinhos unindo seus filamentos (estruturas chamadas de barbas e bárbulas). E o mais importante, que as penas não são todas iguais: existem formatos específicos que permitem o voo, que protegem do frio, que tornam aves aquáticas impermeáveis à água ou que ajudam um macho a ter destaque suficiente para conseguir uma parceira.

De fato, há muito para se falar sobre penas. Ainda mais se pararmos para pensar em todas as suas aplicações dentro de nossa sociedade. E foi isso que Thor Hanson fez. Em um tom muito agradável (totalmente diferente de um livro didático) o biólogo mesclou histórias de sua vida acadêmica e entrevistas com grandes nomes da ornitologia para explicar em detalhes a origem e evolução desta estrutura que é considerada por muitos um milagre da natureza.

Para escrever Feathers – The Evolution of a natural miracle, o autor conversou com paleontólogos, curadores de museus, especialistas em identificação de penas, designers de chapéus, uma fábrica de travesseiros e até mesmo showgirls em Las Vegas. No melhor espírito científico, Thor também fez experimentos simples em sua própria casa para demonstrar algumas das extraordinárias propriedades físicas das penas, como a impermeabilidade. Ele até mesmo tentou fazer sua própria caneta tinteiro com uma pena de ganso.

Da origem das penas no Cretáceo até as fabulosas combinações de cores e formas que hoje encontramos na plumagem das aves do paraíso, Thor Hanson fala de tudo relativo ao assunto. O comércio de penas, passado e presente, é um dos tópicos mais inacreditavelmente interessantes. Diria que só faltou abordar uma escola de samba!

 


Sobre o livro:
Feathers-the-evolution-of-a-natural-miracle-bookFeathers: The Evolution of a natural miracle
Autor: HANSON, Thor
Editora: Basic Books
Ano: 2012