Livro infantil: A descoberta do bicudinho-do-brejo

Livro infantil: A descoberta do bicudinho-do-brejo

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

 

– Bianca! Eu vi, eu vi!
… Eu vi um passarinho de espécie
diferente! E como é pequenino!
Veja: lá se vai. E está com outro.
São dois! Será que é um casal?
Que grande descoberta!

 

O livro infantil A descoberta do Bicudinho-do-brejo conta de maneira muito lúdica como os biólogos Bianca e Marcão descobriram uma nova espécie de ave, que foi vista pela primeira vez em um brejo no litoral do Paraná. A história é real: o bicudinho-do-brejo (Formicivora acutirostris) foi descrito pelos pesquisadores Marcos Bornschein e Bianca  Luiza Reinert (uma das autoras do livro) em 1995!

O livro mostra um pouco do trabalho de campo dos ornitólogos, explicando como é feita a captura das aves para que sejam medidas, pesadas e anilhadas. Este tipo de pesquisa é de grande importância, pois permite avaliar o tamanho das populações das aves e saber como cada passarinho está de saúde. Não demorou para que Bianca e Marcão descobrissem que existem poucos bicudinhos-do-brejo e que a espécie está ameaçada de extinção. Por que isto estaria acontecendo? Porque os brejos, ambiente onde vivem os bicudinhos, estão sendo destruídos.

Em 2009 Bianca e Marcão se uniram a outras pessoas preocupadas com o futuro dos bicudinhos e criaram uma reserva para proteger a espécie. Não faz muito tempo falei sobre a Reserva Bicudinho-do-brejo aqui no blog, e de como é importante ajudá-los nesta nobre missão!

 


Sobre o livro:

bicudinho-do-brejoA descoberta do Bicudinho-de-brejo
Autoras: Adélia Maria Woellner & Bianca Luiza Reinert
Ilustrações: Kitty Harvill
Editora: Insight
Ano: 2018