livro infantil em braille

Livro infantil: As guardiãs da natureza (braille + audiodescrição)

O livro “As guardiãs da natureza” conta a história de um casal de gralhas-azuis que enfrenta a ameaça de um grupo de caçadores. A narrativa tem como referência o folclore do Paraná, onde a gralha-azul é associada à manutenção das florestas de araucária. Segundo a lenda, caçadores não conseguem atirar nestas aves; quando tentam, suas espingardas explodem ou não funcionam.

gralha-azul

Gralha-azul (Cyanocorax caeruleus)

Entrei em contato com a autora, Simone Pederson, para entender melhor como foi escrever um livro que foi pensado tendo em vista a acessibilidade. Por e-mail ela me explicou que um livro em duas escritas de fato segue um processo diferenciado. Após escrever uma primeira versão da história, Simone fez uma releitura para identificar trechos que precisavam do apoio das ilustrações. Estes trechos foram reescritos para ficarem mais detalhados. Mas ela enfatiza “Importante, acima de tudo, é escrever para crianças, que enxerguem ou não. São crianças, são todas crianças!!!

Já a ilustradora, Sandra Ronca, trabalhou com cores fortes e contrastes, tendo em mente as crianças de baixa visão. Sandra também evitou detalhes muito pequenos, pois as ilustrações foram planejadas para receber relevo (linhas pontilhadas que delimitam as formas).

O livro faz parte da coleção Tagarelinho, publicada pela Fundação Dorina Nowill para Cegos. A publicação tem fonte ampliada e ilustrações em relevo. O livro também acompanha um CD com a história narrada, podendo-se optar pela versão simples ou pela versão acompanhada de audiodescrição (recurso que descreve as informações visuais que não estão contidas nos diálogos).

 


Sobre o livro:

capa livro as guardiãs da naturezaAs guardiãs da natureza
Autora: Simone Pederson
Editora: Fundação Dorina Nowill para Cegos
Ano: 2013