A história do papagaio-de-cara-roxa

Livro infantil: Vida livre – A história do papagaio-de-cara-roxa

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

 

O livro conta a história de Dona Caroxa e Seu Caroxo, um casal de papagaios-de-cara-roxa que enfrenta um grande dilema: onde fazer seu ninho? Eles gostam de aninhar em ocos nos troncos dos guanandis, mas a maioria destas árvores foram cortadas. Depois de muito procurar, o casal finalmente encontra um lugar adequado: um ninho artificial!

Estes ninhos são uma das várias ações do Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa, da SPVS. O projeto existe desde 1998 e o livro infantil mostra cada etapa do trabalho dos pesquisadores que batalham para salvar a espécie: a construção de ninhos artificiais, a escalada até o alto das árvores para checar os ovos, a medição dos filhotes para avaliar seu crescimento e até mesmo a retirada de amostras para realizar testes genéticos.

E uma boa notícia: o longo trabalho de conservação começa a mostrar resultados. Os censos realizados em 2017 e 2018 mostraram que a população de papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis) cresce lentamente e a espécie foi elevada da categoria “vulnerável” para “quase ameaçada”, segundo a UICN.

 


Sobre o livro:

Papagaio-de-cara-roxa, livroVida livre – A história do papagaio-de-cara-roxa
Autora: Adélia Maria Woellner
Ilustrações: Kitty Harvill
Editora: Insight
Ano: 2012