Voando pelo Brasil (livro)

Livro infantil: Voando pelo Brasil

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

 

Voando pelo Brasil é um dos meus livros infantis favoritos. As ilustrações, do artista plástico Carlos Meira, são lindíssimas e dignas de um guia de campo. Cada ave foi “esculpida” em papel, tendo seus traços simplificados, mas sem perder a riqueza de detalhes. A técnica dá um trabalhão (dá para ver  um exemplo neste vídeo). Fico imaginando quanto tempo o artista levou para produzir cada uma das 50 espécies de aves que são apresentadas ao longo do livro.

O que mais gosto deste livro infantil é que ele abrange aves de todo o país, relacionadas aos ecossistemas onde vivem. Por isso, não importa onde o leitor mora. Ele vai encontrar no livro aves que são comuns em sua região, mas também será apresentado à espécies de outras partes do Brasil.

A autora, Martha Argel, é ornitóloga e teve um cuidado muito grande ao selecionar as aves que representam cada ecossistema: caatinga, campos sulinos, cerrado, cidade, floresta amazônica, manguezal, mata atlântica, mata de araucária, pantanal e praia. Cinco espécies ilustram cada tipo de ambiente, ressaltando a importância de preservar cada um deles.


Sobre o livro:

Voando pelo BrasilVoando pelo Brasil
Autora: Martha Argel
Ilustrações: Carlos Meira
Editora: Cuca Fresca
Ano: 2010