perigosa vida dos passarinhos pequenos

Livro: A perigosa vida dos passarinhos pequenos

Taí um trabalho bastante diferente da Miriam Leitão. Famosa jornalista e comentarista de economia, Miriam já recebeu, entre muitos outros prêmios, um Jabuti em 2012 pelo livro reportagem “A Saga Brasileira: a Longa Luta de um Povo por sua Moeda“. Mas o livro que a Editora Rocco me enviou esta semana não tem nada a ver com crises financeiras, inflação ou taxas de juros. Em “A perigosa vida dos passarinhos pequenos” Miriam Leitão conta uma história infantil inspirada no seu contato com as aves da Fazenda Brejo Novo, refúgio dela e de sua família em Minas Gerais.

No melhor estilo de “a união faz a força”, sabiás, tico-ticos, bem-te-vis, sanhaços, coleirinhos e tantas outras aves precisam entrar em acordo para proteger seu espaço. No desenrolar da história, a autora vai contando detalhes da vida de cada uma das espécies, fazendo brincadeiras com seus nomes e relembrando várias citações populares. Fala também de aves que só vivem no interior da mata, como o tangará, o surucuá  e o jacu (cuja fêmea, muito vaidosa, insiste que seu nome científico é Penelope obscura!).

São muitas as espécies de aves mencionadas no livro, contei 37. Mas no final há um adendo com informações sobre as personagens principais. Aqui no fim deste post coloquei também uma listinha com links para ajudar pais e professores. Desconfio que a criançada vai querer saber quem é quem! Mas não se preocupem pois as ilustrações do livro (feitas pelo Rubens Matuck) ajudam bastante, e são lindas lindas. Amei!

# Personagens do livro, na ordem em que aparecem na história:

ColeirinhoSabiá-laranjeira, Saíra-dourada, Lavadeira, Beija-flor, Cambacica, Gavião (provavelmente o Gavião-carijó), Tucano, Andorinha, Bem-te-vi, Canário-da-terra, Suiriri, Coruja, Sanhaço, Tico-tico, Chopim, Fogo-apagou, Sabiá-de-bico-amarelo, Martim-pescador, Trinca-ferro, Pitiguari, Gralha-do-campo, Maria-preta-de-penacho, João-graveto, João-bobo, Tico-tico-rei, Pica-pau-rei, Sabiá-de-coleira, Jacu, Tangará, Surucuá, Tiê-de-topete, Papa-taoca, Patinho, Flautim, Maritaca, Periquito.

(você também pode procurar mais informações sobre estas espécies no Wikiaves)

 


Sobre o livro:
perigosa vida dos passarinhos pequenosA perigosa vida dos passarinhos pequenos
Autora: LEITÃO, Miriam
Editora: Rocco
Ano: 2013