capa do livro "Pigeons"

Livro: Pigeons

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

 

Este livro traz uma boa reflexão sobre o papel dos pombos-domésticos na história da humanidade. Amados por alguns, odiados por muitos, atualmente os pombos estão presentes em praticamente todos os centros urbanos do planeta.

O autor, o jornalista Andrew Blechman, conversou com criadores de pombos ornamentais e visitou exposições. Descobriu as rivalidades (e grandes apostas) por trás das tradicionais corridas de pombos-correio, que fazem até controle antidoping. Esteve em clubes de tiro norte-americanos que utilizam, legalmente, milhares de pombos vivos para praticar tiro ao alvo todos os anos. Acompanhou pessoas que gastam compulsivamente todas as suas economias para alimentar pombos em praças e parques urbanos. Visitou as instalações do maior criador de pombos para abate dos EUA, que fornece a iguaria para restaurantes em todo o país. Entrevistou ativistas dos direitos dos animais que lutam contra o envenenamento dos pombos-domésticos (uma prática extremamente cruel) e conheceu o trabalho desafiador de especialistas em controle de pombos.

O livro foca mais na relação das pessoas com os pombos do que nas aves propriamente ditas. Mas também há comentários sobre a biologia da espécie. Por exemplo, o autor conversou com pesquisadores que estudam os mecanismos de geolocalização que permitem que um pombo-correio volte para sua casa mesmo quando é solto em território completamente desconhecido, a centenas de quilômetros.

De modo geral as informações garimpadas pelo autor são muito interessantes e trazem um novo olhar sobre o pombo-doméstico. Infelizmente há poucas indicações sobre onde os dados foram obtidos. Fez muita falta uma seção com as referências bibliográficas utilizadas.

 


Sobre o livro:
pigeons bookPigeons – The fascinating saga of the world’s most revered and reviled bird
Autor: Andrew D. Blechman
Editora: Groove Press
Ano: 2006