bird book

Livro: Remarkable birds – 100 of the world’s most notable birds

Em todo o mundo existem aproximadamente 10.000 espécies de aves. Escolher apenas 1% delas para compor um livro não é tarefa fácil. Nem imune à críticas. Stephen Moss, autor de Remarkable birds – 100 of the world’s most notable birds (*) explica como foi feita a seleção. Ele consultou ornitólogos e observadores de aves de quase 40 países diferentes. Cada um deles deveria fazer uma lista com 10 espécies que considerasse únicas, inesquecíveis. Desta maneira foi compilada uma lista preliminar com mais de 500 espécies. Coube ao autor lapidar esta lista e chegar às 100 espécies que representassem da melhor maneira as diferentes famílias de aves.

* Tradução livre: Aves extraordinárias – 100 das aves mais notáveis do mundo

remarkable-birds-flighteless-cormorant

Cada uma das 100 espécies escolhidas foi retratada com uma grande foto e um texto explicativo. Algumas fotos são sensacionais, outras nem tanto. Mas os textos são ótimos. O autor fugiu do estilo enciclopédico e a leitura é muito mais agradável do que eu supunha. Li o livro de cabo a rabo.

harpia no livro

Entre as aves que ocorrem no Brasil, a lista final contempla o guará (que é capa do livro), harpia, falcão-peregrino, arara-azul-grande, cigana, pavãozinho-do-pará, udu-de-coroa-azul, tucanuçu, araponga, andorinha-de-bando, rabo-de-palha-de-bico-vermelho, fragata-comum, maçarico-de-papo-vermelho, trinta-réis-ártico e pardal.

Fiquei aqui imaginando quais espécies eu mesma escolheria… Quais aves brasileiras você acrescentaria?

 


Sobre o livro:
remarkable-birds-bookRemarkable birds: 100 of the world’s most notable birds
Autor: Stephen Moss
Editora: Smithsonian
Ano: 2008