tucanos e araçaris

Livro: Tucanos e Araçaris Neotropicais

No fim do ano passado finalmente consegui estar em São Paulo em dia de #vempassarinhar, um evento muito bacana promovido pelo Observatório de Aves do Instituto Butantã. Além da tradicional passarinhada, o #vempassarinhar sempre traz um convidado especial. Naquele sábado o papo de passarinho foi com Frederick Pallinger, ilustrador do recém lançado “Tucanos e Araçaris Neotropicais”.

Fredy falou com paixão sobre a minuciosa tarefa de desenhar cada uma das 50 espécies de ranfastídeos. A riqueza de detalhes das ilustrações exigiu muito estudo, consulta à especialistas e a visita a museus a fim de verificar cores, formas e variações em exemplares taxidermizados. O resultado é um guia muito completo da família Ramphastidae, descrevendo bem as diferenças entre machos e fêmeas (por vezes muito sutis) e as variações observadas nas subespécies.

tucanos e araçaris

Ficha técnica do tucano-de-bico-verde, informando nomes populares (em português, inglês e espanhol), status de conservação, habitat, dimorfismo sexual, vocalização, hábitos alimentares, comportamento reprodutivo e distribuição geográfica.

Os textos são da bióloga Mariana Aprile. Há uma descrição geral para cada gênero que compõe a família (Andigena, Aulacorhynchus, Pteroglossus, Ramphastos e Selenidera) e uma página completa sobre cada espécie. Senti falta de informações sobre os juvenis, mas entendo que muitas destas aves foram pouco estudadas e a literatura pode ser extremamente escassa, como a própria autora ressalta. Um exemplo de como é pequeno nosso conhecimento, com o agravante de que algumas destas espécies já encontram-se ameaçadas de extinção.

Mal posso esperar pelo próximo livro dos autores, que já está em andamento. “Aves de Rapina do Brasil” vai abordar as aves favoritas do ilustrador Fredy Pallinger!

 


Sobre o livro:
livro-tucanos-e-aracaris-neotropicaisTucanos e Araçaris Neotropicais
Autores: Frederick Pallinger & Mariana Aprile
Ano: 2015