crianças observando aves

Passarinhada com o Grupo Oficina Lúdica no Parque Ecológico do Tietê

Este mês estive no Parque Ecológico do Tietê à convite da minha amiga Carolina Bittencourt. Ela é psicóloga e faz parte do Grupo Oficina Lúdica, que atende crianças do bairro Jardim Keralux, logo ao lado do parque. No texto abaixo ela fala um pouco sobre o grupo e o objetivo da atividade de observação de aves com as crianças:

O NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) foi criado em 2008 pelo Ministério da Saúde, para apoiar as ações dos profissionais da Estratégia Saúde da Família nas Unidades Básicas de Saúde. É uma equipe formada por trabalhadores de diversas áreas do conhecimento a fim de garantir um olhar ampliado sobre saúde. Ou seja, essa não se restringe a ausência de doença física, mas considera também a complexidade das questões emocionais e sociais envolvidas. Entre as diversas diretrizes do trabalho do NASF, destacam-se: desenvolvimento da noção de território, participação social e promoção de saúde.

O bairro Jardim Keralux fica localizado entre a Linha Safira da CPTM e Rodovia Ayrton Senna. Desse modo, os moradores da região apresentam dificuldades em acessar os equipamentos de cultura e lazer do restante da cidade. Além disso, esse território possui diversos problemas relacionados à vulnerabilidade social (alto índice de uso de drogas, gravidez na adolescência e violência). Diante dessa realidade, a UBS Jardim Keralux com o apoio do NASF realiza diversas ações no sentido de ampliar a oferta de espaços de promoção de saúde na região e maior apropriação dos moradores pelo bairro onde residem.

Entre essas ações, existe o Grupo Oficina Lúdica (uma parceria entre NASF e USP Leste) de frequência semanal, que atende crianças de 8 a 12 anos com o intuito de realizar atividades lúdicas, propiciando: maior socialização, acolhimento, escuta e repertório cultural. Neste sentido, a ideia da Atividade de Observação de Aves no Parque Ecológico do Tietê surgiu com o objetivo de aproximar as crianças atendidas, tanto na Oficina Lúdica como na UBS, de um espaço público de lazer próximo ao Jardim Keralux.

passarinhada com o grupo oficina lúdica

Todos muito concentrados procurando pássaros. Foto: Victor Allenspach

A turma da manhã era pequena, então aproveitamos para andar bastante e acabamos encontrando muitas aves na trilha ao redor do lago. Vimos garças, socozinhos, socó-dorminhoco, martim-pescador-pequeno, quero-quero, frango-d’água, bentererê…

que ave é essa?

Que ave será esta? Foto: Victor Allenspach

… mas o ponto alto da passarinhada foi observar de pertinho um casal de tuins que, sem nenhuma cerimônia, inspecionava um ninho de joão-de-barro.

tuim inspecioando ninho de joão-de-barro

Ô de casa!!! Foto: Victor Allenspach

Pela tarde a turma era grande e as crianças chegaram bastante agitadas. Todo mundo queria ver as aves com o binóculos! Ainda bem que os biguás estavam descansando no meio do lago e todos conseguiram observá-los.  Pouco depois a garça-branca-grande desfilou bem na frente de todos, tão grande e tão delicada ao mesmo tempo. Ganhou até um peixinho de um pescador!

biguás no parque ecológico do tietê - SP

Biguás preguiçosos. Foto: Carolina Bittencourt

As aves pequenas também fizeram sucesso. Várias lavadeiras-mascaradas andavam pelo gramado ou se escondiam na vegetação perto da água.  Em silêncio dava pra chegar perto sem espantá-las. Também encontramos muitos ninhos!

crianças observando aves

Onde está a lavadeira-mascarada??? Foto: Carolina Bittencourt

lavadeira

Lavadeira-mascarada. Foto: Victor Allenspach

Foi um dia delicioso. Me diverti mais que as crianças!