Voa Cambacica - Projeto quer levar a natureza aos olhos das pessoas

Voa Cambacica – Projeto quer levar a natureza aos olhos das pessoas

Um grupo de alunos e ex-alunos da Unicamp, em Campinas – SP, se uniu com uma proposta muito bacana: documentar a natureza e revelar os belos e curiosos seres vivos que muitas vezes nos passam despercebidos. Em sua página no Facebook o grupo – batizado carinhosamente de Cambacica Produções – tem publicado fotos e vídeos sobre morcegos, aves, insetos e outros animais encontrados no Brasil, com destaque para aqueles que podem ser vistos também no ambiente urbano.

A ideia agora é ir além. O grupo quer produzir o documentário “Unicamp Selvagem”, onde contarão histórias de inusitados habitantes da universidade, que vivem logo ali, ao lado dos laboratórios e salas de aula. Como me disse César Leite, diretor da Cambacica Produções, “nada mais justo que começar a contar essas histórias no nosso próprio quintal“.

Para realizar este grande empreendimento, o grupo lançou uma campanha de financiamento coletivo chamada Voa Cambacica. Os recursos arrecadados serão utilizados na compra e construção de equipamentos (eles adoram criar engenhocas!), assim como logística, marketing e em futuras exibições gratuitas do documentário. Vale a pena dar uma olhada na descrição do projeto no Catarse, que inclui recompensas bem legais, como cursos de fotografia, de edição de vídeo e de filmagem de natureza.

No vídeo abaixo eles explicam tudo:

A iniciativa é bárbara, valorizando nossa biodiversidade e nos mostrando essa explosão de vida que podemos encontrar em cada cantinho inexplorado… Basta paciência (às vezes muita paciência, imagine quanto tempo eles levaram para registrar a abertura das flores no vídeo acima) e capacidade de observação!