Formicivora acutirostris

SOS Reserva Bicudinho-do-brejo

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

 

Em 1995 um pequeno pássaro foi descoberto em um brejo no balneário Ipacaraí, no litoral do Paraná. Logo os pesquisadores perceberam que tratava-se de uma nova espécie para a ciência, hoje conhecida popularmente como bicudinho-do-brejo* (Formicivora acutirostris). Infelizmente, tão logo a espécie foi descrita, descobriram também que está ameaçada de extinção: existem apenas algumas poucas populações isoladas do bicudinho-do-brejo, em áreas úmidas do litoral do Paraná ao Rio Grande do Sul.

A maior ameaça para o bicudinho-do-brejo é a destruição de seu habitat, causada pelo crescimento das cidades e expansão da agricultura (o primeiro bicudinho foi descoberto em uma área já urbanizada, há apenas 80m de uma rodovia) e pela invasão por braquiárias. Por esse motivo há 10 anos foi criada a Reserva Bicudinho-do-brejo, uma iniciativa particular de um grupo de pessoas que se preocupam com o futuro da espécie.

reserva bicudinho-do-brejo

A Reserva-bicudinho-do-brejo fica no município de Guaratuba – PR, próxima ao Parque Municipal Natural da Lagoa do Parado. A reserva está aberta para visitação e é um ótimo lugar para observar aves (para maiores informações, clique aqui).

Infelizmente a Reserva Bicudinho-do-brejo está enfrentando muitos problemas e carece de recursos financeiros para poder se manter. Durante o Avistar 2018, que aconteceu neste final de semana em São Paulo, foi feita uma arrecadação para apoiar a reserva. Muita gente ajudou! Mas ainda faltam recursos para bater a meta e a reserva ainda corre o risco de deixar de existir. Você pode ajudar a reverter esta situação apoiando a campanha SOS Reserva Bicudinho-do-brejo, no site vakinha.com.br. Dá para doar qualquer quantia a partir de 20 reais, através de boleto e cartão de crédito. Mas corre, porque a campanha encerra dia 01 de Junho de 2018 15/08/2018!

localização da reserva bicudinho-do-brejo

Localização da Reserva Bicudinho-do-Brejo

 


(*) Não confundir com o bicudinho-de-brejo-paulista (Formicivora paludicola), reconhecido como espécie muito recentemente e que também encontra-se ameaçado de extinção.