wisdom a albatroz de 65 anos

Wisdom, a albatroz sexagenária

Em 1956 o biólogo Chandler Robbins anilhou vários albatrozes no Atol de Midway, próximo ao arquipélago do Havaí. Hoje, 60 anos depois, um desses albatrozes ainda vive e, pasmem, continua tendo filhotes! A fêmea é conhecida como Wisdom (do inglês “sabedoria”) e acredita-se que tenha pelo menos 65 anos de idade. Pesquisadores calculam que, ao longo de sua vida, ela já deve ter sido mãe de cerca de 40 filhotes.

No primeiro dia de Fevereiro nasceu o pequeno Kūkini (palavra de origem havaiana que significa “mensageiro”). Seu nascimento demonstra o quão pouco conhecemos sobre a biologia dos abatrozes, assim como de tantas outras aves marinhas. Sua mãe já viveu pelo menos 10 anos a mais do que se esperava. “Wisdom é um símbolo de inspiração e esperança”, afirma Robert Peyton, administrador do Midway Atoll National Wildlife Refuge.

Milhares de albatrozes de Laysan (Phoebastria immutabilis), a espécie a qual pertence Wisdom, chegam ao Atol de Midway no final de Novembro para a temporada reprodutiva. Em Dezembro de 2015 foram registrados 470 mil ninhos ativos! Esta é provavelmente a maior colônia da albatrozes do mundo. E, aos 97 anos, Chandler Robbins ainda aparece por lá de vez em quando…

 

Foto: Kiah Walker / Voluntário da USFWS

Fonte: Papahānaumokuākea Marine National Monument