world sparrow day

World Sparrow Day

Hoje, 20 de Março, é o dia mundial do pardal. Para nós brasileiros pode parecer estranho reservar uma data para falar de uma ave tão comum. De fato, o pardal (Passer domesticus) não é nem mesmo uma espécie nativa do Brasil, tendo sido trazida para cá pelos colonizadores europeus. Mas a história é outra lá na sua terra natal, a Europa e grande parte da Ásia. Estudos têm demonstrado que, nos últimos trinta anos, algumas populações locais estão entrando em declínio.

Os motivos ainda são pouco compreendidos. Acredita-se que seja um conjunto de vários fatores inter-relacionados, entre eles: o uso de pesticidas na agricultura, a escassez de alimentos, a falta de locais adequados para a construção de ninhos, o uso de plantas exóticas no paisagismo e até mesmo o aumento na emissão de microondas (de torres de celular).

Como o pardal é uma espécie que atualmente pode ser encontrada em quase todo o mundo, ela não é considerada ameaçada pela IUCN, embora seja motivo de preocupação em algumas localidades. Mas existem outras 25 espécies de pardais (pertencentes ao gênero Passer) que também merecem atenção. O pardal-de-Abd-al-Kuri (Passer hemileucus) por exemplo, só é encontrado na ilha Abd al-Kuri, no Yemen. Sua população é estimada em menos de 1.000 indivíduos.

O World Sparrow Day é realizado desde 2010, uma ideia do ornitólogo indiano Mohammed Dilawar. Ele é o fundador da Nature Forever Society, e em 2008 foi considerado pela revista Times um dos 30 heróis do meio-ambiente.

Ah, mais uma informação interessante sobre pardais: pesquisadores brasileiros têm utilizado esta ave como modelo para estudos de genética e evolução. Espécies como esta, que foram introduzidas pelo homem em um novo ambiente, fornecem dados importantes sobre como se dá o processo de adaptação ao longo do tempo.

Para saber mais:

ROBINSON, A. R.; et al. 2005. Size and trends of the House Sparrow Passer domesticus population in Great Britain. Ibis 147: 552-562

LIMA, MR.; et al. 2012. Genetic and morphometric divergence in an invasive bird: the introduced House Sparrow (Passer domesticus) in Brazil. PLoS ONE 7 (12): e53332. doi:10.1371/journal.pone.0053332