As populações das aves estão declinando. A cada ano temos mais e mais espécies ameaçadas de extinção. As causas são muitas, e por vezes inter-relacionadas. É nosso dever lutar por políticas públicas que preservem nossas matas e regularizem atividades potencialmente danosas à nossa fauna e flora. Algumas organizações não governamentais (ONGs) e organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPs), como a Save Brasil, o Instituto Arara Azul e o Observatório de Aves da Mantiqueira fazem um trabalho primoroso pela conservação das aves brasileiras. Vale a pena conhecer o trabalho destas instituições e apoiar suas atividades.
Também existem muitas ações individuais que podem ajudar as aves. A seguir estão alguns exemplos.
Conheça nossas áreas verdes
Frequente o(s) parque(s) de sua cidade, conheça as praças e demais áreas verdes de seu entorno. Se puder, visite parques nacionais e estaduais. É difícil preservar aquilo que não conhecemos. A visitação também é uma maneira de demonstrar o interesse público por essas áreas e sua importância.

Leve amigos e conhecidos para passarinhar com você. Se você gosta de fotografar, registre a fauna e a flora e ajude a divulgar nossa biodiversidade. A vida nas cidades está afastando as pessoas da natureza. Um estudo com crianças inglesas mostrou que elas sabem identificar mais Pokémons do que plantas e animais reais.
Prefere fazer listas de aves? Compartilhe-as no eBird. Dados acumulados por milhares de observadores de aves em todo o mundo ajudam muito nas pesquisas sobre a avifauna. Você também pode solicitar a criação de hotspots do eBird em locais interessantes para passarinhar em sua cidade. Assim, outras pessoas tomam conhecimento desses lugares e ajudam a monitorá-los.
Mantenha gatos e cachorros dentro de casa
Muitos tutores de gatos não acreditam, mas esses pequenos felinos são responsáveis pela morte de bilhões de aves todos os anos. Sim, BILHÕES. O impacto ecológico dessas mortes é imenso. Gatos já causaram a extinção de várias espécies de aves, assim como de pequenos mamíferos e répteis. Cachorros soltos também caçam animais. Por isso, se você tem cães e gatos, não permita que eles saiam de casa e fiquem perambulando por aí. Isso inclusive evita que seus pets contraiam várias doenças. Para passear, utilize sempre uma guia. Evite levar animais domésticos para passear em praias e em áreas de preservação, como parques nacionais. Assim eles não importunam a fauna local.

Plante árvores nativas
Flores e frutos são um recurso indispensável para muitas aves, mas que podem ser bastante escassos no ambiente urbano. Plantar árvores nativas (ou seja, que ocorrem naturalmente na região) é sempre uma ótima opção. Manter jardins mais selvagens, onde existe maior preocupação com o papel ecológico que cada planta desempenha do que somente com a questão ornamental, é uma mudança mais que necessária no paisagismo atual. Jardins com plantas nativas que atraem aves podem ser tão ou mais bonitos que os jardins tradicionais.

Evite colisões com janelas
Quase todo mundo já presenciou uma ave batendo em um vidro. Infelizmente, milhares de aves morrem todos os anos por causa dessa ameaça, invisível para elas. Mas existem algumas maneiras de evitar ou reduzir o problema:
- Instalar películas que tornem as janelas visíveis para os pássaros, como películas com padrões especificamente desenvolvidos com este objetivo ou películas ultravioleta.
- Colar pequenos adesivos redondos, daqueles comprados em papelarias, formando uma “grade” sobre o vidro. A distância entre os adesivos deve ser pequena, de poucos centímetros. Também é possível obter o mesmo resultado com uma caneta adequada para escrever sobre vidro.
- Instalar cortinas ou persianas, que devem ser mantidas sempre fechadas.

Bibliografia consultada
Cardim, R. (2022) Paisagismo sustentável para o Brasil: Integrando natureza e humanidade no século XXI. Editora Olhares, 304 p.
Louv, R. (2016) A última criança na natureza: resgatando nossas crianças do transtorno do deficit de natureza. Aquariana, 412 p.
Macfarlane, R. (2017) Badger or Bulbasaur – have children lost touch with nature? The Guardian.
Marra, P. & Santella, C. (2016) Cat wars: the devastating consequences of a cuddly killer. Princeton University Press, 216 p.
Palazzo, J. T. Jr (2021) A natureza no jardim: Um guia para a criação de refúgios de vida em nossas próprias casas. 5a. edição. Clube dos Autores, 225 p.
Porto, Ananda (2020) Pesquisa aponta que adesivos circulares podem ser mais eficientes para evitar a colisão de aves em janelas. G1.
Save Brasil (2020) 10 maneiras de contribuir com a conservação das aves. Postagem no Instagram.