encontro de observadores de aves 2014

Avistar 2014

Maio é um mês muito aguardado pelos amantes das aves. Todos os anos uma enorme tenda se ergue no meio do parque Villa Lobos, em São Paulo, reunindo pessoas de todo o Brasil para falar sobre o que mais gostam: passarinhos! São três dias deliciosos, com direito a palestras, feira, atividades para as crianças e passarinhadas pelo parque.

A feira está ficando maior a cada ano. Mais estandes, mais variedade. Ongs mostram como ajudam na conservação das espécies, fotógrafos e artistas exibem suas obras de arte. Dá para conhecer novos destinos para birdwatching, testar lentes fotográficas profissionais e, no estande ao lado, encontrar aquele guia de campo que nenhuma livraria comum vende.

estandes no Avistar 2014

Alguns dos vários estandes no Avistar 2014.

Este ano o Avistar foi um pouquinho diferente para mim. Desta vez eu estava na lista dos palestrantes! Fui lá para falar do blog, sobre como ele surgiu, dos planos futuros. Foi uma experiência muito bacana pois me obrigou a relembrar tudo que aconteceu nos últimos três anos e refletir bastante. Adorei conversar com pessoas que já conheciam o blog e outras que nunca tinham ouvido falar. Muito obrigada pelo feedback, surgiram muitas ideias novas!

passarinhóloga no avistar 2014

Contando um pouco da história do blog (o que será essa estranha imagem na tela???)

A programação incluía uma infinidade de palestras, um tema mais interessante que o outro. Infelizmente uma porção de compromissos me impediu de ficar para assistir a maior parte. Alguns títulos me deixaram mais curiosa, como as palestras sobre nomes populares (Fernando Straube) e o que é uma espécie (Victor Piacentini), que devem ter sido um interessante contraponto. Também perdi a palestra sobre Passarinhoterapia (Tietta Pivatto) e as palestras sobre o Tanquã, um lugar que visitei este ano e pelo qual me apaixonei. Ainda bem que tem mais Avistar ano que vem… (e os eventos regionais nos próximos meses em BH, RJ, MS, DF entre outros!)

sabiá laranjeira branco

O parque Villa Lobos nos reservava uma bela surpresa: um sabiá-laranjeira com plumagem leucística!

Já estava saindo do parque quando avistamos esse lindo sabiá-laranjeira branco! Uma raridade que até então eu só tinha visto em foto. Nada como fechar um Avistar com chave de ouro!