birdnews dezembro

BirdNews | Dezembro 2016

O BirdNews é um apanhado geral de notícias sobre ornitologia e observação de aves. Estou tentando publicar este resumo sempre no último dia do mês. Quem quiser também pode me acompanhar no Twitter (@passarinhologa), onde vou compartilhando as notícias conforme tomo conhecimento delas. Soube de alguma matéria ou reportagem que poderia estar aqui? Me avise e ajude a deixar o BirdNews mais completo!

 

No Brasil…

tv-32px[G1] Casal de tico-ticos faz ninho em árvore de Natal de família de São Carlos. Os pássaros adotaram a árvore artificial como casa e mudaram a rotina da família durante o mês de Dezembro.

academia-32px[ICMBio] ICMBio avalia conservação das aves da Caatinga. Após o segundo ciclo de avaliação do estado de conservação das aves do bioma Caatinga, 5 espécies foram consideradas criticamente em perigo, 11 em perigo, 7 vulneráveis, 1 quase ameaçada e 29 em situação pouco preocupante.

livro-32px[UFRN] Professor lança livro com informações gerais sobre aves do Seridó. Lançamento do Guia de Aves da Estação Ecológica do Seridó pelo professor Mauro Pichorim, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e colaboradores. O livro traz informações sobre 102 espécies de aves e está disponível para download.

Guia de Aves do Seridó

internet-32px[UFPR] Desvendando a dança do tangará. Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná querem entender a influência da seleção natural e sexual sobre o comportamento do tangará-dançarino (Chiroxiphia caudata). Você pode colaborar com o projeto através da plataforma Benfeitoria. Saiba mais no vídeo abaixo:

binoculos-32px[Jornal de Lavras] “Olha o passarinho”: conheça o trabalho do Goave-EMAB. Matéria sobre o grupo de observadores de aves fundado pela professora Rosimary Aparecida dos Santos, em Lavras (MG). O grupo é formado por alunos de uma escola municipal e já registrou mais de 300 espécies de aves na região.

livro-32px[ICMBio] Brasil lança Livro Vermelho da Fauna na COP 13. Foi avaliado o risco de extinção de 8.922 vertebrados e 3.332 invertebrados. Dentre as aves, 234 espécies encontram-se ameaçadas no território brasileiro. A lista completa pode ser consultada no Sumário Executivo do Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.

tv-32px[TV Tem!] Birdwatching: prazer em observar e registrar a beleza das aves! Reportagem sobre observação de aves em Timburi – SP.

internet-32px[Natureza e Conservação] A conservação do pica-pau-do-parnaíba no cerrado brasileiro. O pica-pau-do-parnaíba (Celeus obrieni) é uma espécie ameaçada de extinção que foi redescoberta recentemente. Mas a devastação do cerrado torna seu futuro incerto.

tv-32px[G1] Araras se espalham por cidade no interior de SP e encantam moradores. Moradores de Santa Fé do Sul se mobilizam para monitorar os ninhos das araras-canindé.

binoculos-32px

A estudante de doutorado Karlla Barbosa acaba de iniciar um projeto de Ciência Cidadã que visa a coleta de dados sobre aves migratórias em áreas urbanas. A bióloga solicita a colaboração de ornitólogos e observadores de aves que encontrarem ninhos das seguintes espécies: bem-te-vi-rajado, peitica, sabiá-una, sabiá-poca, tesourinha e suiriri. Basta preencher este formulário.

 

No mundo…

internet-32px[BirdLife International] 2016 Red List: great news for island endemics, disaster for cagebirds. A lista vermelha da IUCN acaba de incluir 742 espécies de aves que foram reconhecidas pela ciência apenas recentemente. Destas, 13 já estão extintas. A boa notícia é que algumas espécies endêmicas de ilhas deixaram de ser consideradas “em perigo” e receberam o novo status de “vulneráveis”. No entanto, a situação de algumas espécies de aves tipicamente consideradas como pets é muito precária. O tráfico é uma ameaça eminente de extinção para aves como o papagaio-africano e diversas espécies encontradas na Indonésia.

academia-32px[Colecionadores de Ossos] Uma cauda de dinossauro com penas encontrada em âmbar de 99 milhões de anos. Aline Ghilardi, do blog Colecionadores de Ossos, explica em detalhes essa descoberta que deixou paleontólogos do mundo todo maravilhados: um fragmento de cauda de um jovem dinossauro terópode preservado em âmbar. A descoberta, feita em Miamar, traz novas e importantes informações sobre a evolução das penas. Veja também o vídeo do canal no YouTube:

academia-32px[ScienceDaily] New study doubles the estimate of bird species in the world. Pesquisadores do Museu de História Natural de Nova York reavaliaram a classificação taxonômica das aves com base em conceitos mais atuais que definem o que é espécie. Chegaram a conclusão que o número de espécies de aves, hoje avaliado entre 9.000 e 10.000, pode estar extremamente subestimado.

academia-32px[Air&Space] Tiny adorable bird goggles allow innovative study of flight. Para investigar detalhes da aerodinâmica do voo das aves, engenheiros de Stanford criaram pequeninos óculos de segurança. O estudo exigia que um periquito treinado (apelidado de Obi-Wan Kenobi) voasse dentro de um túnel de vento através de uma grade de laser. Para proteger os olhos da ave dos lasers, um óculos sob medida foi impresso em 3D. Os resultados até agora demonstram que nenhum dos modelos físicos mais utilizados explica a sustentação obtida pelas asas da ave.

internet-32px[The Guardian] Thousands of snow geese die in Montana after landing on contaminated water. Milhares de gansos selvagens (conhecidos como Snow Geese ou gansos-das-neves, Chen caerulescens) morreram depois que uma tempestade de neve levou os bandos a se refugiar em uma lago com água contaminada em Montana, EUA. Dejetos de uma mina a céu aberto tornaram a água ácida. Funcionários tentaram impedir que as aves pousassem ali, utilizando holofotes e fazendo barulho, mas o esforço foi em vão.

fotografia-32px[SEO BirdLife] FotoAves2016 ya tiene ganadores. Participaram do concurso 320 fotógrafos de 18 países. Confira as fotos vencedoras:

academia-32px[Noticias Ambientales] Descubren una nueva especie de ave en Argentina. Estudo a ser publicado descreve uma nova espécie de caboclinho na Argentina. Seu nome em espanhol será capuchino iberá (Sporophila iberaensis). Os autores do estudo sugerem que a espécie seja categorizada como vulnerável na Lista Vermelha da IUCN.

academia-32px[Science Daily] New prehistoric bird species discovered. Fóssil de uma nova espécie de ave foi descoberto no Ártico. A espécie recebeu o nome Tingmiatornis arctica e traz mais evidências de que houve um período de aquecimento climático durante o final do Cretáceo. O artigo científico foi publicado este mês no periódico Scientific Reports.

 

Faltou alguma notícia importante? Comente aí em baixo!