Curso de ornitologia

Curso de Ornitologia na Semana da Bio UFSCar: observando aves no início da primavera!

Foi gostoso participar da Semana da Biologia da UFSCar, aqui em São Carlos. Apesar de trabalhar na universidade, não tenho muito contato com os alunos da graduação. Por isso o evento foi uma boa oportunidade para conhecer alguns dos novos rostos que andam por aqui, assim como muita gente que veio de longe pra participar dos cursos e palestras. Quero agradecer a comissão organizadora (principalmente o Antônio!) pelo convite para falar sobre o que mais gosto: aves!

Para quem optou pelo curso de Introdução à Ornitologia, quinta-feira foi dia de aula teórica. Discutimos um pouco da história da ornitologia e também vimos vários detalhes sobre a anatomia e a fisiologia das aves. Na sexta-feira aproveitamos que o tempo estava ótimo (tinha chovido e esfriado bastante no começo da semana) e fomos passarinhar pelo campus da UFSCar. Nada como observar aves nesta época do ano! Muita cantoria, muitos avistamentos. E encontramos não um, mas dois ninhos de ferreirinho-relógio (Todirostrum cinereum). No total foram 49 espécies identificadas. Segue a lista lá no Táxeus, e algumas fotos. Um grande abraço a todos!

jacupempa

Uma das primeiras espécies que encontramos: jacupempa (Penelope superciliaris)

socozinho

No entorno do lago sempre dá pra encontrar várias espécies de aves. Muitas delas são grandes, facilmente observadas a olho nu. Este é o socozinho (Butorides striata).

Biguá

O biguá (Phalacrocorax brasilianus) também estava lá, secando as penas ao sol.

martim pescador verde

A fêmea de martim-pescador-verde (Chloroceryle amazona) nem se importou com a nossa presença.

ninho ferreirinho relógio

E este é um dos ninhos de ferreirinho-relógio (Todirostrum cinereum) que encontramos. Esta pequena ave escolheu um galho quase sobre a água, tornando o acesso ao ninho ainda mais difícil para os predadores.