a grande caça aos pássaros - filme

Filme: A grande caça aos pássaros (Fuglejagten)

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Assisti esse filme no último final de semana, durante uma mostra de cinema dinamarquês no SESI. Como não consegui encontrar nenhuma informação sobre o filme em português achei que seria interessante fazer uma pequena resenha.

A grande caça aos pássaros (Fuglejagten) conta a história de Victor, um garoto de 12 anos que, assim como o pai, é aficionado por aves. No ano anterior Victor havia sido vice-campeão de um torneio de observação de aves e desta vez ele vai entrar na competição com mais garra do que nunca. Durante a história vamos descobrindo as diferentes motivações do garoto, cuja família passa por um momento delicado. Mas o filme é leve, engraçado. Talvez um pouco mais voltado pro público infanto-juvenil do que para adultos.

De modo geral o filme mostra uma versão bastante caricata dos observadores de aves. Exageros à parte, não posso negar que os personagens me fizeram lembrar de algumas pessoas que conheço… Os diálogos são típicos, cheios de nomes científicos e referências ao universo dos birders. Há muita ênfase na competitividade entre os observadores, ela é eixo central da história e pode ser vista como uma crítica. O que é estranho é o objetivo do torneio: vence aquele que fotografar a ave mais rara. Ponto. Só isso. Pô, e todas as outras espécies? Não valem nada? A observação de aves vai muito além disso!

O título Fuglejagten foi traduzido para o inglês como The Great Bird Race, que achei mais apropriado que o título em português. As legendas também estavam um pouco estranhas, mas tive dó do tradutor, afinal não há tradução para a maioria dos nomes populares das aves mostradas no filme, que não ocorrem no Brasil.

Pra quem ficou curioso, segue o trailer do filme. Desculpe, mas não achei nenhum vídeo legendado… Alguém aí fala dinamarquês?