Aplicativo Guia de Aves da Região Bragantina

Lançamento do aplicativo “Guia de Aves da Região Bragantina”

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

É com grande alegria que venho anunciar o lançamento do aplicativo “Guia de Aves da Região Bragantina”, uma iniciativa do Grupo de Observadores de Aves “GOA Voando Livre”, do qual orgulhosamente faço parte!

O aplicativo, que é gratuito, contém 105 fichas com informações sobre as espécies de aves mais comuns na região Bragantina. Algumas são muito fáceis de observar, inclusive nas cidades, como o tico-tico, os sabiás, o bem-te-vi. Outras são discretas e exigem mais atenção, como o famoso urutau (que se camufla como um tronco de árvore) e o picapauzinho-barrado (que está entre os menores pica-paus do Brasil).

Nesta primeira versão do aplicativo cada ficha contém o nome popular e científico da ave, além de informações como tamanho, dimorfismo sexual, habitat e alimentação. No futuro pretendemos lançar uma atualização que vai incluir vocalizações e abranger um maior número de espécies.

O “Guia de Aves da Região Bragantina” foi desenvolvido pela Biosphera, é gratuito e está disponível para download na Google Play (aparelhos Android) e na App Store (iPhones e iPads).

 

 

Deixo um agradecimento especial a todos os observadores que contribuíram com fotos para o app, sem os quais ele não teria sido possível: André Mendes, Bruno Salaroli, Cláudio M. Oliveira, Daniel Abicair, Demétrius Rodrigues, Elisa Torricelli, Fernando Cipriani, José Prado, Julio Guedes, Rogério Sorvillo, Victor Allenspach e Victor Skrabe.