Atendendo a alguns pedidos vou mostrar aqui como submeter sua primeira lista de aves no eBird. A ideia era fazer um vídeo tutorial, mas ele ficou tão longo e tão chato que achei melhor resumir tudo em alguns slides. Utilizar o eBird é relativamente fácil, mas podem surgir algumas dúvidas. Neste tutorial tentarei responder as perguntas mais frequentes. Lembrando que o próprio eBird tem uma seção de ajuda oficial e muito mais detalhada (disponível em inglês e espanhol).
O que é o eBird?
O eBird é uma plataforma que, entre outras coisas, permite criar, armazenar e gerenciar listas de aves. As aves podem ter sido observadas em qualquer lugar do mundo e todos os recursos da plataforma são gratuitos. O eBird foi criado em 2002 pelo Laboratório de Ornitologia de Cornell, nos EUA. Hoje ele tem mais de 550 mil usuários cadastrados, que já submeteram quase 44 milhões de listas. É um imenso projeto de ciência cidadã, alimentado diariamente com dados coletados por observadores de aves e ornitólogos de todos os cantos do planeta. Esses dados permitem estudar migrações, padrões de comportamento e a distribuição geográfica das aves, só para citar alguns exemplos.
Pode não parecer, mas o eBird é viciante! Bem-vindo à uma comunidade de loucos por listas! :)
Como criar uma conta no eBird
Qualquer pessoa pode criar uma conta no eBird e o cadastro é bem simples, parecido com o cadastro em outros tipos de sites. O legal é que essa mesma conta também permite acesso a outros projetos, entre eles a Biblioteca Macaulay, onde ficam armazenadas as fotos e os sons que (opcionalmente) forem adicionados às listas.
Nos slides abaixo mostro todos os passos para criar uma conta (veja em tela cheia):
Como submeter uma lista no eBird
Na apresentação abaixo mostro todos os passos para submeter uma lista através do site do eBird. Também dá para submeter listas utilizando o aplicativo para celular. Basicamente é só ir preenchendo as informações solicitadas pela plataforma: localização, data, tipo de observação, horário, distância percorrida e as espécies de aves que foram observadas na ocasião. Veja em tela cheia:
Ao preencher suas primeiras listas podem surgir algumas dúvidas. Estas são as mais comuns (clique na pergunta para ver a resposta):
Como adicionar fotos a uma lista
Após submeter uma lista, é possível, a qualquer momento, adicionar fotos (ou sons) que foram feitas durante aquela observação. Ou seja, não vale adicionar fotos que foram feitas em outras datas e outros locais. As listas ilustradas ficam muito bonitas, mas incluir fotos é opcional, tá?
Ao abrir sua lista, clique no botão “Adicionar mídia”. Depois disso é só arrastar os arquivos das fotos até suas respectivas espécies. Espere carregar os arquivos e clique em “Concluir”. Simples assim.
Como visualizar sua Life List
Essa é uma das ferramentas mais interessantes do eBird: ele cria uma life list automaticamente, conforme você vai submetendo listas. Ou seja, ele compila todas as espécies de aves que você já observou em uma única lista. Para ver essa lista, basta entrar no painel “Meu eBird”. A primeira informação que ele mostra é quantas espécies há em sua life list. Para ver a lista completa, é só clicar no número de espécies.
Dúvidas? Entre em contato, farei o possível para responder! E se alguém perceber algum erro neste tutorial, ou se as informações ficarem desatualizadas (afinal, o eBird está sempre ganhando nossas funcionalidades), me avise por favor!!!