(…) Mas o Livro Marrom era algo diferente: um esforço cooperativo de um vasto grupo de cientistas, muitos dos quais viveram sua vida profissional inteira sob a influência de The theory of island biogeography, todos …
novembro 2013
-
-
Também é conhecido como tesoura-de-fronte-violeta. É um beija-flor pequeno e, como a maioria dos beija-flores, muito briguento! Ocorre da Bahia ao Rio Grande do Sul e é grande frequentador de bebedouros para beija-flor. Nome em …
-
A curicaca (Theristicus caudatus) é grande, de cabeça e pescoço pardos e asas escuras. Apresenta uma máscara preta ao redor dos olhos, que são vermelhos. Usa o bico comprido e curvado para capturar centopeias, gafanhotos, …
-
Dentre tantas espécies extintas pela ação do homem, o caso do pombo-passageiro constitui um dos mais assustadores e enigmáticos. Com uma população original estimada em cerca de 3 bilhões de indivíduos, esta foi uma das …
-
O biguá (Phalacrocorax brasilianus) geralmente é encontrado em bandos. Mergulha para caçar peixes e depois fica empoleirado em galhos próximos a água com as asas abertas, em posição típica, para secar as penas. Visto de …
-
O tico-tico (Zonotrichia capensis) é um pássaro nativo do Brasil, frequentemente confundido com o pardal (Passar domesticus), que é uma espécie exótica, ou seja, que originalmente não existia no continente americano e foi introduzida pelo …
-
A biguatinga (Anhinga anhinga) é uma ave aquática que chama a atenção pelo porte. É parecida com o biguá, mas seu pescoço é muito mais comprido. Quando nada, seu corpo fica submerso e apenas a …
-
A cambacica (Coereba flaveola) é uma ave muito comum nas cidades. Sua principal fonte de alimento é o néctar, por isso é frequentemente encontrada em jardins e quintais floridos. Diferente dos beija-flores, a cambacica tem …
-
O bem-te-vi-rajado (Myiodynastes maculatus) tem o formato e o tamanho de um bem-te-vi, mas a plumagem é bastante diferente. Apesar de bem camuflado, é fácil encontrá-lo no meio das copas das árvores por causa do …
-
A pomba-de-bando (Zenaida auriculata) é extremamente comum em todo o Brasil, tanto que recebe uma variedade enorme de nomes populares. Ao contrário do pombo-doméstico, esta pombinha é nativa do Brasil. Não causa tantos estragos e sujeira …