A observação de aves consiste em, nada mais nada menos, observar aves em liberdade. Simples assim! Se você presta atenção às aves que visitam seu quintal ou instalou um bebedouro para beija-flores com o intuito de admirá-los mais de perto, já está observando aves.
Como todo hobby, existem diferentes níveis de aprofundamento e de intensidade com o qual cada um se envolve nessa atividade. Muitas pessoas observam aves em suas casas, por vezes cultivando jardins que ajudam a atraí-las. Algumas participam de “passarinhadas” promovidas por ONGs e clubes de observadores de aves (COAs) locais. Existem aquelas que se desafiam a aprender a reconhecer um grande número de espécies. Outras mantêm registros detalhados das aves que já observaram e de seus comportamentos. Há também quem viaje para longe a fim de encontrar o maior número de espécies possíveis. Várias se dedicam à arte de fotografar aves.
Seja qual for seu estilo de passarinhar, seja muito bem vindo! Você certamente vai se divertir, fazer amigos, aprimorar a percepção (visual, sonora, ambiental) e se conectar mais à natureza.
Dicas para quem está começando:
- Pela manhã, bem cedo, as aves costumam estar mais ativas. Esse é o melhor horário para observá-las (exceto as aves noturnas, é claro). Corujas e bacuraus geralmente podem ser encontrados com mais facilidade no começo da noite e, em alguns casos, um pouco antes do nascer do sol.
- Use roupas de cores discretas, principalmente se for passarinhar em um ambiente natural. Nas cidades as aves geralmente estão mais acostumadas com a presença das pessoas e a cor da vestimenta não interfere tanto no comportamento delas.
- Calce sapatos fechados para evitar acidentes e vista perneiras se for entrar no mato.
- Protetor solar e repelente para insetos são fundamentais!
- Caminhe em silêncio e não faça movimentos bruscos ao avistar uma ave.
- Evite aproximar-se excessivamente de ninhos e filhotes. Siga o código de ética do observador de aves.
- Existem ótimos recursos para observadores de aves disponíveis na internet. Não deixe de conhecer o WikiAves, o eBird e de assistir aos vídeos do AvistarBrasil.
- Procure saber se sua cidade já tem um clube de observadores de aves. Muitos COAs organizam saídas abertas ao público.