Em primeiro lugar quero aproveitar este post pra mandar um abraço e um aperto de canhotas para todos os meus antigos colegas do Grupo Escoteiro Jaguary 134º, de Bragança Paulista. O tempo passou e a gente praticamente não se vê mais, mas guardo com muito carinho as lembranças daquela época. Saudade enorme de todos vocês!
Esses dias fiquei lembrando das patrulhas das quais fiz parte quando era escoteira propriamente dita, que é a fase que vai dos 11 aos 14 anos. A primeira, se não me engano, foi a Gaivota. Depois veio a Puma, essa eu ajudei a escolher o nome. Mais tarde, como guia (dos 15 aos 17 anos), fui membro da patrulha Aruak, pois na tropa sênior as patrulhas recebem nomes de tribos indígenas ou de constelações.
Nem sempre as patrulhas escoteiras recebem nomes de animais brasileiros, e hoje percebo como isso é triste. Nossa fauna é tão rica, tão diversa! Por que pegar emprestado o nome de um animal que nem existe por aqui? Por isso fiquei super feliz quando encontrei este material super bacana, produzido pela União dos Escoteiros do Brasil. É uma lista de animais da nossa fauna, com as respectivas cores que podem ser usadas para a confecção da bandeirola e dos distintivos de patrulha. Adorei!
Para ajudar, vou listar abaixo mais algumas sugestões que acredito que dariam bons nomes para patrulhas. Como este é um blog sobre aves, selecionei só espécies que pertencem a esta classe de vertebrados, ok? Para saber mais sobre cada uma delas, ou ter mais ideias, é só visitar o WikiAves.
Patrulha Coruja-buraqueira
Elas são muito comuns, inclusive nas cidades. Fazem seus ninhos em buracos no chão, que elas mesmas cavam, ou aproveitam buracos feitos por outros animais. São ativas tanto de dia quanto de noite. Ao contrário do que podemos imaginar, as corujas-buraqueiras se alimentam mais de insetos (incluindo muitos besouros) do que de roedores.
Patrulha Araçari
Os araçaris pertencem à família dos tucanos, mas são bem menores. Existem várias espécies no Brasil, como o araçari-castanho (Pteroglossus castanotis), o araçari-de-pescoço-vermelho (Pteroglossus bitorquatus) e o araçari-banana (Pteroglossus bailloni). Alimentam-se principalmente de frutos, mas, como os tucanos, também comem insetos, ovos e filhotes de outras espécies de aves.
Patrulha Biguá
Os biguás são aves aquáticas, fáceis de encontrar em lagos e rios, inclusive na cidade. Caçam peixes, e para isso podem ficar vários minutos submersos na água. É comum vê-los tomando sol, com as asas abertas, secando as penas.
Patrulha Arara-azul
A arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus) é a maior arara que existe. Encontra-se ameaçada de extinção, por causa da destruição de seu habitat. Faz seu ninho em cavidades ocas de buritizeiros e outras árvores. Não confundir com a ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), que é aquela que aparece no filme Rio, da Disney. Outra sugestão bacana de nome para patrulha é a ararajuba (Guaruba guarouba), que é amarela e verde. Por causa de suas cores, muitos consideram que a ararajuba deveria ser escolhida como ave nacional.
Patrulha Ariramba
A maioria das arirambas pertence ao gênero Galbula, isto é, seu nome científico geralmente começa com esta palavra. A mais conhecida e mais abundante no Brasil é a ariramba-de-cauda-ruiva (Galbula ruficauda). Por causa das cores de suas penas, muita gente confunde esta ave com um beija-flor. Mas elas são muito maiores, e alimentam-se principalmente de insetos.
Patrulha Harpia
A harpia (Harpia harpyja) é uma ave de rapina, também conhecida como gavião-real. Muito grande, sua envergadura pode ultrapassar dois metros! Alimenta-se de animais grandes, como macacos, preguiças e cobras. Está ameaçada de extinção no Brasil.
Patrulha Sabiá
Existem várias espécies de sabiás, das quais as mais conhecidas na cidade são o sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris), o sabiá-poca (Turdus amaurochalinus) e o sabiá-barranco (Turdus leucomelas). Seu canto é muito agradável. O sabiá-laranjeira é considerado por alguns a ave-símbolo do Brasil. Outro sabiá muito comum é o sabiá-do-campo (Mimus saturninus), mas este, apesar do nome, não pertence à família dos sabiás (chamada Turdidae). Os sabiás-do-campo preferem viver em bandos e podem ser bastante barulhentos!
Patrulha Garça-moura
Essa é a maior garça que existe no Brasil e, na minha opinião, uma das mais bonitas. Tem hábito solitário e alimenta-se de peixes, moluscos e anfíbios. O nome científico da garça-moura é Ardea cocoi. Outras garças lindíssimas são a maria-faceira (Syrigma sibilatrix) e a garça-da-mata (Agamia agami).
Patrulha Martim-pescador
No Brasil existem cinco espécies. São conhecidos pela agilidade no mergulho para capturar peixes. Evitam águas poluídas. Vivem em casais e constroem seus ninhos em barrancos, próximos aos rios. O maior deles é o martim-pescador-grande (Megaceryle torquata) e o menor é o martinho (Chloroceryle aenea).
Patrulha Talha-mar
O talha-mar (Rynchops niger) recebe este nome porque, para pescar, ele voa rente à água, cortando a superfície com a parte inferior do bico, que é mais longa que a superior. Quando percebe que o bico encostou em alguma coisa, o fecha rapidamente. Desta forma, consegue capturar peixes e pequenos crustáceos. Pode ser encontrado em grande parte do território nacional.
E aí, gostou? Quer sugerir outras espécies? Sua patrulha já tem o nome de uma ave brasileira? Conte nos comentários!
(esta postagem foi atualizada em Outubro de 2024)
14 Comentários
Eu iria de:
*Patrulha Carcará;
*Patrulha Galo da Serra;
*Patrulha Suindara;
[]s,
Roberto Takata
Harpia é/era o nome de uma patrulha de competição que foi formada no meu grupo (GE 122 Dom Bosco/Campinas) nos idos anos 2000.
A associação foi de que como era uma união dos membros das patrulhas Águia e Gavião, nada mais justo que usar o nome de uma ave de rapina maior que ambas.
Lembro que surgiu resistência pq o manual da época não previa a existência desse nome então oficialmente usamos a bandeirola da águia porém na hora do grito e da apresentação era Harpia mesmo. hehehehe!
a patrulha blz e LEAO SOU DO GEVEN E LEAO E O NOME DA MINHA PATRULHA SOU O MONITOR E ANTES IA SER PEGASUS A MINHA PATRULHA MAS LEAO ER MELHOR
como eu posso conheçer um pouco da patrulha mawé.
posso por o nome da minha patrulha de patrulha pegasus?ja e pegasus mais um escoteiro antigo me disse que nao pode ser nome.Pode ser ou nao?ele disse uqe este animal nao existe no ramo escoteiro e que se eu pintar o meu bastao de qualquer cor eu estarei roubando outra patrulha.oq faco?existe ou nao
eu posso continuar com a minha patrulha pegasus?
aguardo resposta!
Oi Karoline!
Bom, estou um pouco por fora das normas atuais, mas na minha época nome de patrulha escoteira tinha que ser de um animal, e animais místicos não valiam. Minha sugestão: escolhe um animal da fauna brasileira! :)
Oi Karoline
Caso você use como nome para a sua patrulha, o nome da constelação de Pegasus pode sim. No ramo escoteiro, podem ser usados como nomes de patrulhas: nomes de animais, nome de uma estrela ou nome de uma constelação. Confira no link a seguir: http://tinyurl.com/pcmrqyw
Abraços
Olá, sou da patrulha tamoio, GE jaguary – 134 :)
Olá Vinicius! Conheço alguns figuras que fizeram parte da patrulha Tamoio, uns 15 anos atrás! :)
Eu sou Guia do GESP 85 Pa (Grupo Escoteiro Sebastião Pereira), e não sei como escolher um nome para minha patrulha, pelo fato de ser meu primeiro ano, no movimento escoteiro. Alguém pode me ajudar?
Sempre Alerta Luana! Estou totalmente por fora das regras atuais para nomear patrulhas escoteiras, mas eu escolheria um animal da fauna brasileira… se for uma ave, melhor ainda! ;)
Patrulha Gato do Mato GEVIT 107 MG
Olá tudo bem eu sou o Eric e hoje tenho a oportunidade de escolher um nome de uma patrulha sênior e escolhia a Aruak queria saber qual era o grito da Aruak do seu grupo?
Oi Eric! Nosso grito era alguma coisa assim: Auaiandê, auri Aruak. Aiusupiê, Anama Aruak
Confesso que precisei perguntar pra uma colega porque só lembrava de uma parte, faz muitos anos! Também não lembro mais qual era a tradução.