Assisti esse filme no último final de semana, durante uma mostra de cinema dinamarquês no SESI. Como não consegui encontrar nenhuma informação sobre o filme em português achei que seria interessante fazer uma pequena resenha.
A grande caça aos pássaros (Fuglejagten) conta a história de Victor, um garoto de 12 anos que, assim como o pai, é aficionado por aves. No ano anterior Victor havia sido vice-campeão de um torneio de observação de aves e desta vez ele vai entrar na competição com mais garra do que nunca. Durante a história vamos descobrindo as diferentes motivações do garoto, cuja família passa por um momento delicado. Mas o filme é leve, engraçado. Talvez um pouco mais voltado pro público infanto-juvenil do que para adultos.
De modo geral o filme mostra uma versão bastante caricata dos observadores de aves. Exageros à parte, não posso negar que os personagens me fizeram lembrar de algumas pessoas que conheço… Os diálogos são típicos, cheios de nomes científicos e referências ao universo dos birders. Há muita ênfase na competitividade entre os observadores, ela é eixo central da história e pode ser vista como uma crítica. O que é estranho é o objetivo do torneio: vence aquele que fotografar a ave mais rara. Ponto. Só isso. Pô, e todas as outras espécies? Não valem nada? A observação de aves vai muito além disso!
O título Fuglejagten foi traduzido para o inglês como The Great Bird Race, que achei mais apropriado que o título em português. As legendas também estavam um pouco estranhas, mas tive dó do tradutor, afinal não há tradução para a maioria dos nomes populares das aves mostradas no filme, que não ocorrem no Brasil.
Trailer disponível no YouTube (em dinamarquês).
2 Comentários
Poxa, fiquei na vontade de assistir, mas não encontrei em nenhum lugar.
Difícil mesmo de achar, Pablo! Só vi naquela mostra de cinema dinamarquês.