Recém lançado, tive o privilégio de estar entre as primeiras pessoas que jogaram Ases e posso afirmar: é muuuuuito legal!
As cartas foram super bem boladas: cada uma traz informações sobre uma espécie de ave brasileira, mas de uma maneira bem interessante, nada daqueles textos quadradões tipo enciclopédia. Cada ave também recebe algumas pontuações referentes aos seus atributos. A harpia, por exemplo, tem uma pontuação de “ataque” bem alta, enquanto o urutau tem boa pontuação no quesito “canto”. Esses pontos fazem parte da mecânica do jogo, onde os jogadores desafiam uns aos outros e o objetivo é soltar todas as aves da mão.
O baralho também tem algumas cartas denominadas “científicas”, que funcionam mais ou menos como curingas. Essas cartas deixam o jogo mais dinâmico, pois tudo pode mudar quando um jogador lança mão de uma delas. Eu adorei as cartas “Arapuca” e “Ornitóloga”, rsrs! Confesso que demorei um pouco para entender todas as regras, mas em pouco tempo o jogo começou a fluir bem. Aqui em casa jogamos em dois e foi bem divertido, mas dá para jogar com até quatro jogadores.
Segundo o Sérgio Tück, um dos criadores do jogo, o Ases é recomendado para crianças a partir de 8 anos, mas diverte jovens e adultos também. Depois de algumas partidas, tive a impressão de que quanto mais você sabe sobre as cartas que estão na sua mão, mais fácil fica para montar uma estratégia. Ou seja: a cada jogada você vai aprendendo mais sobre os passarinhos e melhorando suas habilidades de jogo. Embora tenha uma pegada educativa e tenha sido pensado como uma ferramenta para professores de ensino fundamental e educadores ambientais, tenho certeza de que o Ases também vai agradar muitos observadores de aves.
O Tück é artista-educador da rede pública, responsável pelo perfil @avesatibaia e realiza um projeto de observação de aves com seus alunos no município de Bom Jesus dos Perdões – SP. Foi neste projeto que nasceu a primeira versão do Ases. O jogo foi lançado depois de muitos testes e pode ser comprado por meio deste link. Ficou lindão e o material é de ótima qualidade.
(e um passarinho me contou que esse é só o primeiro de alguns jogos passarinhescos que vem por aí…)