Uma breve síntese do que foi notícia no mundo da ornitologia e da observação de aves em Fevereiro de 2016.
No Brasil…
Usuários do Wikiaves ganharam com uma nova ferramenta: tocador de sons com espectrograma! Com o novo player é possível visualizar os cantos e perceber detalhes e nuances dos sons gravados. Agora você pode “ver” o canto da corruíra, do inhambu-chororó e de qualquer registro sonoro depositado no site.
[Planeta Sustentável] Após morte de animais em ensaio, escola de samba desiste de soltar pombos em seu desfile oficial. A maioria das aves soltas durante um ensaio da Acadêmicos do Salgueiro ficaram desorientadas e morreram pisoteadas. O assunto teve grande repercussão nas redes sociais, quando muitos usuários condenaram também o uso de penas durante os desfiles. Foi criada uma petição online pelo fim do uso de penas e plumas nos desfiles de carnaval, que até o momento já conta com mais de 98 mil assinaturas.
[Correio Popular] Arara-canindé ganha bico novo com impressora 3D. A matéria relata o caso de Gigi, mais uma ave vítima de maus tratos em cativeiro. Gigi foi resgatada mas apresentava grandes deformidades no bico e não conseguia se alimentar sozinha. A arara passou por cirurgia para o implante de uma prótese de titânio e passa bem. O titânio foi escolhido por ser um material leve e resistente.
[Conexão Planeta] Gatos e aves, uma combinação desastrosa. Ótimo artigo sobre a predação de aves silvestres por gatos domésticos, assunto de enorme importância ao considerarmos que existem mais de 600 milhões de gatos em todo o planeta.
[o(eco)] Redução da diversidade genética ameaça gaviões-reais. Segundo o estudo, realizado com aves do sul da Amazônia e da Mata Atlântica, a diversidade genética dos gaviões-reais (também conhecidos como harpias) sofreu uma queda de 15 a 19%. A principal cauda apontada é o desaparecimento de indivíduos mais velhos como resultado das perdas de habitat.
No mundo…
[BBC] Polícia holandesa treina águias para capturar drones em pleno voo. A ideia é utilizar águias para abater drones ilegais que estiverem ameaçando a segurança (por exemplo, quando existe o risco de colisão com aeronaves). O projeto ainda está em fase de testes, mas já levanta muitos questionamentos com relação à segurança das aves. Veja também: [National Geographic] Let’s Not Force Eagles to Fight Rogue Drones.
Quer ver um monte de foto bonita? Dá uma olhada no resultado do BirdGuides Photo of the Year 2015 e nas top 100 fotos da Audubon Photo Awards 2015.
[Scientific American] Seed-Scattering Birds May Help Trees Cope with Climate Change. O podcast comenta um artigo recente da revista The Condor, que revisou informações sobre aves da família Corvidae (corvos, gralhas, etc). Muitas destas aves tem o hábito que armazenar alimento, o que as torna excelentes dispersoras de sementes. O artigo avalia a importância destas relações mutualistas para a sobrevivência das florestas temperadas frente às mudanças climáticas.
[USFWS Pacific Region] Wisdom’s chick hatches at Midway Atoll National Wildlife Refuge! Wisdom é uma albatroz que foi anilhada em 1956 em Midway Atoll (próximo ao Havaí). Hoje ela está com 65 anos e acaba de ter mais um filhote! Carinhosamente batizado de Kūkini (“mensageiro” no idioma havaiano), o filhote nasceu no início de Fevereiro. Escrevi sobre a albatroz sexagenária aqui no blog.
[Terra] Iceberg “estacionado” reduziu população de pinguins na Antártida. Um imenso iceberg, batizado de B09B, está complicando bastante a vida de uma colônia de pinguins-de-adélia (Pygoscelis adeliae) na Antártica. Desde 2010, com a chegada do iceberg, estes pinguins precisam percorrer cerca de 60 km para buscar alimento no mar. Da população original, estimada em 160 mil aves, restam apenas 10 mil. O estudo foi publicado no periódico Antarctic Science.
[BirdLife International] Pesticides poisoning birds in the Balkans. Pesticidas estão tirando a vida de muitas aves silvestres na Sérvia, sudeste da Europa. Aves de rapina mortas têm sido encontradas ao lado de carcaças propositalmente envenenadas (destinadas à animais como raposas e chacais). Veneno para roedores também é apontado como causa de muitas mortes, por envenenamento secundário. Pesticidas à base de carbofuran – que estariam causando a maior parte destas mortes – são ilegais na Sérvia desde 2014, mas continuam sendo utilizados.
[The Dodo] One Of The World’s Rarest Birds Just Had A Baby. O kakapo (Strigops habroptilus) é um papagaio muito raro, encontrado somente na Nova Zelândia. É a única espécie da família Psittacidae (araras, papagaios, periquitos) que não voa. Ameaçado de extinção, existem somente 125 kakapos vivos hoje. A boa notícia é que acaba de nascer o primeiro filhote de kakapo de 2016. Os pesquisadores estão otimistas e esperam registrar mais filhotes em breve!
Faltou alguma notícia importante? Comente aí em baixo!