O BirdNews é um apanhado geral de notícias sobre ornitologia e observação de aves. Estou tentando publicar este resumo sempre no último dia do mês. Quem quiser também pode me acompanhar no Twitter (@passarinhologa), onde vou compartilhando as notícias conforme tomo conhecimento delas. Soube de alguma matéria ou reportagem que poderia estar aqui? Me avise e ajude a deixar o BirdNews mais completo!
No Brasil…
[Unesp Ciência] Pesquisa realizada com ave rara da Mata Atlântica. Matéria sobre o projeto de mestrado do biólogo Vinicius Tonetti, da Unesp de Rio Claro, que estudou o comportamento do barbudinho (Phylloscartes eximius) no Parque Estadual da Cantareira, em São Paulo. O barbudinho é uma espécie endêmica da Mata Atlântica e está ameaçado de extinção em alguns estados brasileiros. Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico científico The Condor.
[Comércio do Jahu] Expedição mostra as belezas da Marambaia. A Expedição Marambaia aconteceu entre os dias 10 e 12 de Fevereiro. Seu objetivo principal era dar visibilidade à região, que tem grande potencial para o turismo de observação de aves. Veja também os textos que foram publicados no eBird Brasil, Virtude e JCNet. Estive lá e também escrevi sobre a expedição aqui no blog.
[Folha de S. Paulo] Quer observar pássaros? Saiba como começar. Versão online do Guia Folha deste mês, que abordou a observação de aves. O suplemento também incluiu uma lista de lugares para passarinhar em São Paulo.
[Avistar Brasil] Envie seu trabalho ou sua sugestão até 25 de Abril. O Avistar, encontro anual de observadores de aves, acontecerá entre 19 e 21 de Maio, em São Paulo. A organização já está aceitando sugestões de trabalhos, palestras, curiosidades, destinos e oficinas.
[Caliologia Brasilica] Por um fio! O biólogo Marco Crozariol explica em seu blog a importância da calaza nos ovos das aves.
[Aves da Cidade] Mymo, nosso primeiro bem-te-vi-rajado de biscuit. A bióloga Karlla Barbosa conta como o uso de bonecos está auxiliando a captura de aves em sua pesquisa de campo. Veja também a entrevista que a Karlla concedeu este mês para o blog Brasil das Aves.
[Jornal Nacional] Operação devolve à natureza papagaios capturados no Tocantins. Os papagaios sobreviventes, vítimas do tráfico de animais silvestres, foram levados para uma reserva particular e serão soltos após um período de adaptação.
[ICMBio] Expedição estuda aves limícolas migratórias. A expedição teve como objetivo monitorar as aves limícolas migratórias – maçaricos, batuíras e narcejas – no litoral do Pará e Maranhão.
[Fauna News] Fauna e Estradas – Aves fugindo dos carros: como o tamanho do cérebro influencia. Estudo indica que não só o tamanho do cérebro, mas a composição da vegetação ao lado das rodovias também pode influenciar o comportamento de fuga das aves.
[Pesquisa Fapesp] Podcast: Luís Fábio Silveira. Entrevista com o curador da seção de ornitologia do Museu de Zoologia da USP, que falou sobre o ameaçado mutum-de-alagoas e os projetos que visam a reintrodução da espécie na natureza.
[Revista Ecológico] Fundação Biodiversitas cria programa de turismo de observação de aves da Mata do Passarinho. Situada entre os municípios de Bandeira e Jordânia (MG) e Macarani (BA), a Mata do Passarinho tem registro de 359 espécies de aves, dentre as quais 42 encontram-se ameaçadas de extinção.
Inscrições abertas para o 1º Photo Nature Brasil. O concurso fotográfico vai premiar fotos de natureza feitas no Brasil. Será concedida menção honrosa para a melhor fotografia de ave.
[G1] Águia de Ouro encerra 1º dia com enredo sobre cachorros e proteção dos animais. A escola de samba de São Paulo dispensou o uso de penas e plumas em todas as fantasias utilizadas no desfile.
No mundo…
[Audubon] In India, two brothers are saving Black Kites from a surprising foe: paper kites. Pipas são um passatempo muito popular na Índia. Infelizmente, a linha com cerol pode causar graves ferimentos às aves, muitas vezes fatais. Uma das maiores vítimas é o gavião Black Kite (Milvus migrans, cujo nome popular em inglês significa, ironicamente, “pipa preta”). A reportagem fala do trabalho de Mohammed Saud e Nadeem Shahzad, dois irmãos que criaram uma clínica de reabilitação para aves de rapina na laje de sua casa, em Déli.
[BirdLife] Climate change could deliver final blow for world’s threatened species. Estudo recente indica que as mudanças climáticas estão prejudicando espécies ameaçadas, o que pode ser um fator de grande peso para cerca de 23% das aves ameaçadas em todo o planeta. Dentre estas, aquelas que vivem em grandes altitudes estão sob riscos ainda maiores.
[Projeto Albatroz] Nasce novo filhote de Wisdom, o albatroz mais antigo do mundo. Lembram-se da Wisdom, a albatroz sexagenária? Ela acaba de ter mais um filhote! Com aproximadamente 66 anos de idade, Wisdom é a ave mais velha a se reproduzir (em liberdade) de que se tem conhecimento. Veja também a matéria sobre ela no blog da U.S. Fish & Wildlife.
[Seeker] Drones are as good as people at counting birds. Pesquisadores avaliaram o uso de drones para realizar o monitoramento de aves, empregando gravadores de áudio. Os resultados são comparáveis aos obtidos por métodos tradicionais. A vantagem é que o uso de drones poderá viabilizar estudos em lugares de difícil acesso. Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico científico The Auk.
[Audubon] Researchers identify the hormone that tells migratory birds to stop eating and keep moving. Pesquisadores identificaram um hormônio que indicaria para as aves o momento de migrar. Há forte evidência de que a grelina – hormônio conhecido por estimular o apetite em humanos e outros mamíferos – seria um regulador fisiológico da migração. O artigo científico foi publicado recentemente no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.
[Exame] China terá primeiro “aeroporto” de aves migratórias do mundo. A província de Tianjin anunciou que vai iniciar as obras ainda este ano. O Santuário de Aves de Lingang vai reproduzir as condições ambientais necessárias para servir como ponto de parada para cerca de 50 espécies de aves migratórias. Com 600 mil metros quadrados, o santuário contará também com um centro de visitantes e pesquisa. Leia também: China to debut world’s first bird ‘airport’ [MNN].
[Sci News] Ancient giant penguin unearthed in New Zealand. Paleontólogos encontraram na Nova Zelândia fósseis do pinguim mais antigo conhecido. Waimanu manneringi tinha cerca de 1,5 metro de altura e viveu durante o Paleoceno. O estudo foi publicado no periódico científico The Science of Nature.
[BirdLife International] The tiny transmitters tracking birds from North to South America. Matéria sobre os avanços na coleta de dados de aves migratórias, assim como outros animais, utilizando o Motus Wildlife Tracking System. Os transmissores Motus emitem sinais que podem ser detectados por uma rede de estações espalhadas pela América do Norte, e que começa agora a ser implementada na América do Sul. As aves que carregam os transmissores não precisam ser recapturadas e a coleta de dados é mais eficiente que a obtida em métodos tradicionais de anilhamento.
Faltou alguma notícia importante? Comente aí embaixo!
1 Comentário
Sensacional essa reportagem da China adorei.
Parabéns pelo site está visualmente lindo e bem legal.
Abraço
Douglas Bete
Sorocaba SP