Esta semana estive na Universidade Estadual de Ponta Grossa, à convite do pessoal que organizou a XXVI SAEB (Semana Acadêmica de Estudos de Biologia). Na segunda-feira, logo após a abertura do evento, começou o mini-curso de ornitologia. Dia de aula teórica, passamos várias horas (!) discutindo a biologia destes seres alados que tanto nos encantam. Anatomia, um pouquinho de fisiologia, ecologia e, finalmente, as diferentes abordagens e técnicas de pesquisa que os ornitólogos utilizam para estudar as aves.
Terça-feira o sol nem havia nascido e já estávamos no Parque Margherita Sannini Masini para a atividade prática. Infelizmente estava nublado e os passarinhos não cooperaram muito… A lista com as espécies que vimos e ouvimos está la no táxeus. O canto que mais se destacava era o do pula-pula-assobiador (Myiothlypis leucoblephara). Nas gravações que os alunos fizeram, dá para ouvir bem a sinfonia das corruíras, bem-te-vis e tico-ticos. Antes de ir embora, quase que atendendo aos meus pedidos, apareceu o pica-pau-dourado.
Corruíra (Troglodytes musculus), bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) e tico-tico (Zonotrichia capensis):
Pica-pau-dourado (Piculus aurulentus)
A caminho da van, já no fim do passeio, a passarinhada começou a se exibir. Vários sanhaços (Tangara sayaca) dividiam a copa das árvores com as pequenas fim-fins (Euphonia chloritica). Um sabiá-poca (Turdus amaurochalinus) fez pose e, lá do alto, um gavião-carijó (Rupornis magnirostris) observava tudo com atenção.
Obrigada a todos da organização da XXVI SAEB pelo convite e pela ótima recepção! Foram dois dias deliciosos aí em Ponta Grossa. E pro pessoal que assistiu o curso, se precisarem que alguma coisa em que eu possa ajudar (ou quem quiser só bater papo) é só entrar em contato. Foi um prazer estar com vocês!
1 Comentário
BOM DIA GOSTARIA MUITO DE ENTENDER DÁ SAÚDE DAS AVES.