O documentário, que acaba de estrear nos cinemas, retrata uma expedição científica ao Parque Nacional Serra da Mocidade, em Roraima. A expedição foi realizada com o objetivo de estudar a fauna e a flora de uma área cujo acesso é extremamente dificultado pelo relevo. Cerca de 1.500 espécies foram documentadas, das quais 80 são novas para a ciência.
Os 50 pesquisadores que participaram da expedição, além de muitos profissionais de apoio e cinegrafistas, foram possivelmente os primeiros seres humanos a pisar no local. Toda a equipe foi transportada por helicópteros do exército brasileiro. A expedição durou 25 dias e o documentário mostra detalhes da rotina de trabalho de especialistas em plantas, fungos, insetos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
A expedição foi chefiada pelo ornitólogo Mario Cohn-Haft, do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), então espere ver e ouvir muitas aves no documentário! Há filmagens belíssimas de várias espécies de aves encontradas no local, como sabiá-preto, uirapuru-de-chapéu-azul, araponga-da-amazônia, dançador-de-crista, torom-de-peito-pardo e até mesmo uma nova espécie, que ainda será descrita e é muito semelhante ao tico-tico-do-tepui (gênero Atlapetes).
Este documentário mostra bem como é a rotina de um biólogo de campo e os desafios que estes profissionais enfrentam, tanto no meio do mato como durante a complexa etapa de organização de uma expedição desta magnitude. Em um momento tão delicado para a ciência e o meio ambiente no nosso país, esta produção cinematográfica traz inspiração e um bocado de esperança.
Trailer disponível no YouTube.
3 Comentários
Eu tive o privilégio de assistir esse documentário em primeira mão em um congresso de ornitologia em João Pessoa em 2019. Até hoje esse documentário não está disponível? Como assisto ele? Difícil acha-lo.
Eu assisti no cinema, na época fizeram algumas sessões em São Paulo. Não sei se o documentário já está disponível em alguma plataforma, gostaria de poder rever!
Por sorte consegui achar esse documentário em uma página no facebook.
A qualidade não é a ideal, mas pelo menos conseguiremos assistir essa obra prima novamente hehehe
Abraço!
https://www.facebook.com/bosquedaciencia.inpa/videos/cine-ciência-novas-espécies-a-expedição-do-século/1226118567751915/